Seminário V “Recursos de Busca da Internet e Plataformas Abertas”


Seminário V “Recursos de Busca da Internet e Plataformas Abertas”

          O grupo introduziu as noções de buscadores e seus recursos de busca e tipos (hierárquicos, diretórios e metabuscadores), além dos buscadores acadêmicos e científicos. Vale ressaltar os algoritmos de buscas que sucitam discussões em relação às informações coletadas para a conformação dos resultados. Como exemplo, observamos o Google, Baidu e o Bing, assim como a evolução destes ao longo do tempo.

          Sobre as bases de dados de acesso aberto, considerei especialmente interessante, os aspectos de visibilidade e dinâmicas entre as modalidades – acesso aberto, gratuito e livre, que seria uma “otimização” das duas primeiras. Em relação aos periódicos, as conformações de licença criativa reforçaram a compreensão sobre o assunto, concernindo reflexões, ainda mais quando o grupo expôs as Vias de Acesso Aberto, as proposições de Planos e as nuances de cada um deles. O professor fez uma ótima associação sobre a implementação dos planos e as APCs.

          Por fim, exemplos de bases de dados de acesso livre como a Scielo e a Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras , que abrange informações sobre artes visuais, teatro, cinema, dança e música produzidos no Brasil. A interface da base de dados e os recursos de pesquisa são bastante intuitivos.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.