Comentários ao Seminário VI - "IoT, Big Data, IA e Ciência de Dados"
Postagem realizada em: 05/07/2021 às 21:24:21
Autor: Willyam Horcel
O grupo iniciou a apresentação com a introdução de conceitos sobre a análise de dados, como a sua conformação estruturada ou não estruturada e dados relevantes sobre a utilização, o consumo e a produção do volume de dados e acessibilidade no Brasil, inclusive, avançando no contexto da pandemia. Os 5 V's do Big Data; velocidade, volume, variedade e veracidade, corroborando o valor caracterizam pontos críticos para o estudo.
O capitalismo de vigilância, que pode utilizar o volume de dados produzidos e processados, advindo de empresas de tecnologias para a composição de algoritmos e informações angariam um dos desdobramentos do valor.
Já a IoT, os componentes expuseram usos empresariais, industriais e até cotidianos, a exemplo das tecnologias que desempenham algumas funções no organismo humano como órgãos artificiais.
No que tange a Inteligência Artificial (IA) e seu agrupamento de tecnologias, o grupo discorreu desde a menção do filme Metrópoles e sua concepção das tecnologias, às Grandes Guerras e Alan Turing. Cabe ressalvar a distinção na aplicabilidade da ciência de dados e a perspectiva analítica que exige conhecimento aprofundado das tecnologias e a inteligência artificial, sendo a produção de linguagens naturais especialmente instigante, pois, suscita diversas reflexões e debates como o alcance da capacidade humana de simbolizar.
Por fim, questões éticas, responsabilidades, privacidade e legislações contidas no processamento de dados, vide os vazamentos de informações dos aplicativos e mídias sociais e a influência no comportamento humano perante tais tecnologias.