Atividade Avaliativa 9 - Camila - Matutino - Bases de Dados de Grupos Editoriais
Postagem realizada em: 09/07/2021 às 23:45:31 - Última atualização em: 16/07/2021 às 10:22:14
Autor: Camila Fernanda Ribeiro Rocha
As Bases de Dados são instrumentos fundamentais para a obtenção dos mais variados tipos de saberes científicos. Elas podem ser definidas como uma coleção de dados inter-relacionados - ou seja, seria a integração dos dados em uma única estrutura conectada ou a sua integração por intermédio de uma consulta.
Elas são uma evolução das chamadas publicações editoriais. Com o passar do tempo os chamados editores - passaram seu conteúdo do chamado "produto físico" para os meios digitais.
Um editor pode ter três definições fundamentais: 1. pessoa ou entidade que dirige a publicação de uma obra ou coleção: reúne, prepara, revê, coteja e anota; 2. Do ponto de vista comercial - é a pessoa ou empresa que publica uma obra e se responsabiliza tanto pela sua apresentação gráfica como pela sua distribuição e venda. 3. No âmbito do direito - a pessoa física ou jurídica, à qual se atribui o direito exclusivo de reprodução da obra e o dever de divulgá-la, nos limites previstos no contrato de edição.
Na história dos publicações acadêmicos e em sua evolução pode-se perceber como seus conteúdos passaram de algo estruturado como vinculado aos conceitos religiosos para um novo patamar onde a ciência ganhou espaço através da experimentação e da razão.
Além disso, com o passar do tempo o formato de revista publicada perdeu espaço para novas formas de se armazenar uma maior quantidade de conhecimento em recursos que não gastem tanto espaço físico.
Hoje com a tecnologia e com o advento de novas formas de disseminar o conhecimento o formato eletrônico do PDF substituiu o formato da publicação impressa para a forma digital. Com isso, a questão econômica e o mercado editoral mudaram a sua configuração.
Isso quer dizer que os grupos Editoriais mudaram a sua configuração na hora de produzir as suas publicações passando-as para as Bases de Dados. Várias delas tornaram-se donas dos principais Bancos de Dados existentes no mundo científico.
Cada grande editora possui uma identidade única devido as áreas que elas podem abranger que são múltiplas ou apenas uma. Por isso compreender as complexidades delas dentro do contexto digital é um desafio e acima disso algo que merece uma atenção muito peculiar a depender de qual grupo editorial se está a tratar, pois cada um possui uma abrangência e uma influência diferente dentro das Bases de Dados.
Para se ter uma ideia serão citados seis exemplos para que se possa ter uma dimensão mais ampla deste processo. Há muitos outros que poderiam ser mencionados, porém por eles já se pode notar a importância das Bases de Dados dos Grandes Grupos Editoriais. Elas são sem dúvidas as mais influentes no universo da ciência atual.
- Grupo Editorial Clarivate Analytics
Sem dúvidas o maior grupo editorial mundial. Uma prova disso são os seus produtos como por exemplo:
WEB OF SCIENCE - Base de Dados de acesso restrito onde residem as pesquisas mais importantes no mundo acadêmico internacional atual. É utilizada como referência para se medir o fator de qualidade da ciência produzida no mundo todo.
Endnote - Referenciador Bibliográfico - traz a quantificação da relevância científica dos mais variados autores.
- Grupo Editorial Elsevier
Este é um grande grupo editorial mundial que possui uma enorme variedade de produtos editoriais. Alguns deles são:
Scopus - é uma base de dados de resumos e citações da literatura em pesquisa, com mais de 73 milhões de registros em 24.000 periódicos, provenientes de mais de 5.000 publicadores. O Scopus permite que os pesquisadores rastreiem, analisem e visualizem a produção de pesquisa do mundo. Por meio dos mecanismos de busca e descoberta, facetas e refinamentos, é possível encontrar informações sobre artigos e revistas, citações e referências, métricas de impacto, além de autores e instituições de todas as áreas de conhecimento.
Mendeley - é uma plataforma de gerenciamento de pesquisa e colaboração social. Conta com a ajuda de mais 11 milhões de usuários em todo o mundo, de graduandos a profissionais, a organizar, escrever, colaborar e promover suas pesquisas, a plataforma permite que os pesquisadores disponibilizem publicamente seus dados de pesquisa, fornecendo um repositório de dados de pesquisa aberto.
SciVal- produto que fornece informações sobre o desempenho da pesquisa em mais de 10.000 instituições de pesquisa. Ao levantar os dados bibliométricos do Scopus e do sciencedirect como citações de patentes e dados de uso, o SciVal é uma ferramenta de decisão que ajuda as instituições a estabelecer, executar e avaliar estratégias de pesquisa.
ScienceDirect - Base de Dados dedicada à pesquisa científica e médica, com revisão por pares. Possui 16 milhões de visitantes únicos mensais e hospeda mais de 16 milhões de peças de conteúdo e 39.000 eBooks.
- Grupo Editorial Taylor & Francis
Também considerada uma grande editora mundial, possui muitos produtos. Os de maior destaque são os dois citados abaixo.
Base de Dados Taylor & Francis- Interface de busca simples na página inicial, ela conta também com a busca avançada. Fornece auxílio de como utilizar os operadores booleanos; na mesma página, se pode acessar a busca por termos , citação e data de publicação.
Routledge - É uma editora e também uma marca da Taylor & Francis, junto com Crc Press. Fundada no ano de 1836, a editora já publicou diversos autores famosos como Adorno, Einstein, Mcluhan, Sartre; entre outros. As áreas publicadas são as humanidades e as ciências sociais, o que a torna uma referência mundial.
- Grupo ACS Publications
Grande editora mundial. Possui muitos produtos relevantes:
American Chemical Society - É uma comunidade científica fundada em 1876, no Congresso dos Estados Unidos. Desde então, o grupo manteve-se na frente na frente da área de exatas e biológicas, além de fornecer auxílios educacionais como o oferecimento de bolsas de estudos.
Eviewer Lab - É uma plataforma dedicada ao Peer Review (revisão por pares em português). Nela, os editores da ACS orientam aos interessados por esse curso online do qual se realiza um cadastro na plataforma.
ACS Publishing Center é o serviço que guia o usuário a base de dados da acs journals e aos e-books produzidos pela acs. A plataforma também conta com divisões de revisões por pares, escrita científica, pesquisas de open access etc.
- Grupo Editorial SAGE Publishing
Considerado também como um dos principais grupos Editoriais mundiais, possui dois grandes produtos de destaque que serão mencionados abaixo.
SAGE Journals - principal base de dados bibliográfica da SAGE Publishing por subscrição e possui mais de mil revistas das mais diversas áreas. Tem uma interface moderna e ferramentas que auxiliam a marcação de artigos. Seu campo de busca padrão é livre e a busca avançada dispõe no máximo de seis campos de refinamento: por autor, título, resumo, palavraschaves e afiliação, datação e busca de citação.
SAGE Open SAGE Publishing - é revista de Ciências Sociais da com revisão por pares e conteúdo original de acesso aberto e dispõe de um campo de busca por autor, título, palavraschaves e DOI, assim como os mesmos mecanismos de busca avançada.
- Grupo Editorial Wiley Online Library
Também considerado um dos maiores grupos Editoriais mundiais, possui uma Base de Dados de destaque de mesmo nome que é o seu principal produto de destaque.
Wiley Online Library - é a principal base de dados bibliográfica do grupo WileyBlackwell e possui mais de mil periódicos, 22 mil eBooks , mais de 200 trabalhos de referência e 8 milhões de artigos nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias e Ciências Exatas e da Terra. Sua interface de busca permite a busca padrão e livre e a avançada com quatro campos e a possibilidade de expandir, seis filtros e ajustar as datas desejadas. É um serviço por subscrição, mas existe conteúdo aberto de 140 periódicos.
De todo o compilado acima pode-se que todos estes grandes grupos editoriais mundiais possuem serviços de acesso aberto, mas em sua maioria seus produtos são voltados ao acesso restrito e ao pagamento financeiro para se ter acesso à informação.
Questão essa atual e que tem sido destaque nos mais variados debates sobre a liberdade e os direitos públicos de se poder chegar aos mais diversos saberes sem que se tenha uma remuneração financeira envolvida.
Por outro lado, há todo um trabalho por parte destes conglomerados para trazer ao seu usuário um produto de qualidade, o que também de certa forma é justo ser remunerado pois é um trabalho muito importante no desenvolver de uma ciência bem consolidada em termos conceituais ; algo que está em falta em uma grande maioria de trabalhos acadêmicos produzidos na atualidade.
Em resumo, pode-se dizer que os Grandes Grupos Editoriais Mundiais ao mudar a sua configuração original de publicações do impresso para o digital trouxeram com este processo uma evolução da ciência; porém ao mesmo que os conhecimentos se aprimoraram de forma mais rápida eles também foram mais valorizados em termos de mercado. Algo que precisa mudar de configuração se realmente se quer uma vivência científica que transforme a sociedade.
REFERÊNCIA
ACS. Disponível em: http://www.acs.org/content/acs/en.html Acesso em: 10 jul. 2021
CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008. xvi, 451 p.
ELSEVIER. Disponível em: http://www.elsevier.com/about/this-is-elsevier>. Acesso em: 10 jul. 2021.
SAGE HISTORY. Disponível em: <https://us.sagepub.com/enus/nam/ourhistory>. Acesso em: 10 jul. 2021.
TAYLOR & FRANCIS GROUP. Disponível em: https://taylorandfrancis.com/about/history>. Acesso em: 10 jul. 2021.
WILEY BLACKWELL. Disponível em: https://www.wiley.com/enus/aboutus >. Acesso em: 10.jul. 2021.