Convidada: Bases de dados - Ciências Humanas


Em uma segunda rodada de falas com convidados externos, a aula dessa semana contou com a presença de Marina Macambyra, bibliotecária de referência da Biblioteca da ECA.

Com um caráter bastante informativo e em um contraste bem interessante com a apresentação da semana anterior, que falou sobre as áreas de exatas e biológicas, o foco da apresentação da Marina foi nas bases de dados disponibilizadas pela USP para seus discentes e docentes da área de ciências humanas e comunicação. 

Por atender um público especializado, A bibliotecária trouxe diversas bases de dados interessantíssimas para as ciências humanas, destacando quais eram mais relevantes para cada curso ofertado pela ECA. Não posso deixar de destacar a base de dados Artstor, focada em obras de arte. 

Marina apresentou as principais bases disponíveis para a comunidade USP, mas não deixou de falar sobre os problemas que a universidade tem passando com a perda de bases importantes por falta de verba. Em um segundo momento, Marina apresentou bases de dados livres, sem necessidade de uso de VPN e de acesso livre mundial. Também não deixou de falar sobre questões extremamente relevantes para a área da ciência da informação, que é a necessidade de se discutir acesso aberto a artigos acadêmicos e sobre as práticas abusivas das grandes editoras acadêmicas, detentoras de grande parte da produção acadêmica mundial.

No fim, Marina fez um breve relato sobre o caso de Aaron Swartz, que lutou boa parte de sua vida pelo direito ao acesso livre. E trazendo uma discussão atual, apresentou o caso de Alexandra Elbakyan, fundadora do SciHub, plataforma que incentiva o compartilhamento de produção científica, e que hoje vem sendo perseguida. 

 

Os diálogos propostos pela Marina geralmente são muito interessantes e enriquecedores, mas acredito que essa apresentação foi uma das mais interessantes pela qualidade das bases e assuntos tratados. 


© 2017 - 2025 by NeoCyber.