Convidado: Bases de dados x Ciência de dados


Em mais uma apresentação de um convidado externo, a professora Brasilina e o Professor Marcelo receberam o pós-doutor e pesquisador Alan Angeluci, que realizou uma apresentação com bastante relevância para a temática abordada neste semestre: falou sobre a ciência de dados, inteligência artificial, e o já gigante e cada vez maior volume de dados no mundo. 

O convidado fez uma brilhante apresentação com referências atuais e relevantes, que gerou bastante questionamento pela turma da manhã. Um termo muito interessante apresentado foi o conceito de Walled Garden, que não conhecia e fiquei muito interessada. Alan explicou o conceito, formado no início da internet doméstica, quando as empresas criavam estratégias para manter o usuário dentro de seus ambientes digitais, consumindo seus conteúdos. O pesquisador explicou como isso parecia algo ultrapassado até pouco tempo, quando as grandes corporações começaram a ver como essa estratégia funciona muito muito bem, principalmente quando se tem a possibilidade de ter acesso a tantos dados importantes desses usuários.

A discussão continuou interessante porque Alan falou sobre o termo economia da atenção, que está cada vez mais relevante na sociedade. A monetização do nosso tempo como consumidor de redes sociais e como ficamos fragilizados frente às grandes corporações e desprotegidos a influências como a de empresas como a Cambridge Analytica. 

A terceira parte da palestra tratos sobre internet das coisas, sobre o exponecial crescimento no volume de dados e sobre como a ciência dos dados está se tornando relevante. Saber enxergar oportunidades  a partir de relatórios aparentemente simples sobre os hábitos dos usuários é o novo objetivo do mercado tecnológico. 

A apresentação de Alan causou um misto de esperança e espanto. sobre as oportunidades e possibilidades que a evolução da internet traz para a ciência da informação, sobre como utilizar dados, como analisar e avaliar o uso desses dados pelos usuários e novas possibilidades de refinamento em análises. Mas os pontos abordados pelo pesquisador são bem claros: assim como podem ser usados de maneira muito positiva e que incentive uma nova forma de lidar com um mundo cada vez mais tecnológico, estamos cada vez mais a mercê de grandes corporações que tentam nos convencer (ou até manipular) a partir de conteúdos e plataformas.

Foi uma excelente palestra.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.