Um pouco sobre Arquitetura da Informação e sua relação com Ciência de Dados


Em 24 de Maio, o Prof. Dr. Alan Angeluci deu uma palestra muito interessante sobre os cruzamentos multidisciplinares das ciências da informação que resultam em ferramentas e sistemas modernos de busca e organização do conhecimento que começam a entrar no campo de atuação dos profissionais da informação e que, muito em breve, constituirão o maior cenário em que estes profissionais estarão inseridos.

Visto que a tendência observada com a modernidade é um crescimento exponencial de informações circulantes, bem como uma conexão de outros objetos, além de computadores, a rede mundial de informação, como deseja a Internet das Coisas, é importante que os profissionais da informação estejam preparados para esse avanço. Cada vez mais se vê necessária uma formação multidisciplinar que vise uma atuação futura em mais de uma frente.

Um paralelo interessante que traçei sobre a discussão apresentada por Alan com minha vivência é quanto a organização desta informação, principalmente voltada para a web. Participo de um projeto acadêmico sobre a visualização de dados na área da saúde. Neste projeto, que é multidisciplinar visto que possuimos pesquisadores de diversas áreas envolvidos, lidamos com a organização de diversos sistemas informacionais que, muitas vezes, possuem dados incorretos, desatualizados ou que, simlesmente, desapareceram devido ao grande montante de informações produzidas. Tal desorganização é explicada pelo conceito de entropia, visto que a falta de uma força organizadora leva sistemas a uma desordem natural.

Dessa forma, a arquitetura da informação busca criar sistemas de organizações eficazes e eficientes a fim de minimizar os impactos dessa entropia. Este processo, a meu ver, faz parte da etapa final de garimpo das informações, quando a informação deve ser modelada e estruturada em um formato compreensível. Os processos da arquitetura da informação são especialmente eficazes quando aplicados na construção de sites, visando facilitar a recuperação da informação através das interfaces digitais. Como também acredito que o futura da profissão seja de aspecto multidisciplinar e digital, entendo que os processos e ferramentas de análise e construçõ desses novos cenários digitais devam ficar sempre no campo de visão dos novos futuros profissionais da informação.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.