Tipos de fontes de Informação: A invenção da imprensa
Postagem realizada em: 23/08/2021 às 12:07:09
Autor: Thayna Carvalho Gomes
Na primeira aula da disciplina a professora fez um breve resumo sobre as diferentes fontes de informação e suporte durante a história, foram mencionados exemplos como o papiro, além de também terem sido citados o trabalho dos monges copistas. Esses tópicos deixaram claro a diversidade dos recursos informacionais e a importante ideia da informação ligada à transformação, pois a informação pode ganhar significados distintos de acordo com a interpretação ou perspectiva de quem está em contato com determinada informação, o significado pode inclusive ser diferente do significado que o criador da informação gostaria de ter comunicado.
Como já exposto anteriormente, há diferentes momentos históricos marcantes para a história das fontes de informação, mas um dos mais conhecidos certamente é a invenção da imprensa no século XV. O alemão Johhanes Gutenberg criou uma máquina com pranchas onde eram disposto caracteres móveis, como letras e números, feitos de chumbo e nutridos por tinta, que tornava possível a impressão em maior quantidade de cópias de textos.
Com isso, o tempo foi bastante otimizado, visto que as cópias anteriormente eram feitas manualmente, o que demandava um tempo e esforço muito maior para produzir um quantidade muito menor de cópias. A partir dessa ampliação, a informação passou a ser disseminada de maneira mais rápida e em maior volume.
Um dos primeiros impactos na história por causa da invenção da imprensa está ligada à Reforma Protestante, pois com a tradução da Bíblia, a demanda pela leitura do texto se ampliou, e além disso a máquina de Guttenberg contribuiu também para a disseminação dos panfletos dos protestantes, como Martinho Lutero. Sendo assim, a invenção da imprensa possibilitou a divulgação das ideias protestantes.
Além disso, vale lembrar que naquela época a habilidade de leitura ainda era um privilégio para uma pequena parcela da sociedade, entretanto, é exatamente por causa da invenção da imprensa que o público leitor começa a crescer, inicialmente e principalmente em centros urbanos europeus, por causa da circulação da maior circulação da informação através de jornais, panfletos e livros.
Logo, nota-se que invenção de Guttenberg foi de suma importância para a história da informação, principalmente para a sua democratização, embora tenha acontecido de maneira gradual, foram os primeiros passos para que a informação ficasse mais acessível e não somente nas mãos de determinadas elites. O caso da Bíblia por exemplo, após a invenção da imprensa e sua tradução, ela deixou de ser acessível somente para o Clero, que interpretava e repassava a informação da forma que achasse mais adequado. Sendo assim, a invenção da imprensa deu também autonomia e liberdade de acesso, interpretação e reflexão das informações.
Referências Bibliográficas
FERNANDES, C. A invenção da Imprensa. Mundo Educação, [S.l.]. Disponível em: https://bit.ly/3j8iONi. Acesso em: 23 ago. 2021.
Guttenberg - o inventor que impactou a difusão do conhecimento do mundo. ViageAlemanha, [S.l.], 11 nov. 2020. Disponível em: https://bit.ly/386O3SG. Acesso em: 23 ago. 2021.
Invenção da Imprensa. TodaMateria, [S.l.], 2020. Disponível em: https://bit.ly/3sJezeu. Acesso em: 23 ago. 2021.