Tipos de fontes de Informação: Escrita egípcia pelos hieróglifos


De início do semestre, na primeira aula de Recursos Informacionais I , a professora abordou sobre as fontes informação destacando que não é somente em livros assim em aula foi falado do papiro, dos monges copistas e de diversas fontes anteriores do livro que existiram antes do livro. Nesse texto quero comentar sobre a escrita egípcia pelos hieróglifos.

"O desenvolvimento da escrita no Antigo Egito serviu para o conhecimento e a própria sustentação de variadas facetas dessa antiga civilização. Não se restringindo à invenção de um único sistema gráfico, os egípcios foram responsáveis pela existência de três modos diferentes de escrita: a demótica, compreendida por grande parte da população e utilizada para a realização de negócios; a hieroglífica, empregada nas escritas sagradas e na parede dos túmulos; e o hierática, uma versão simplificada do sistema anterior.
Não tendo somente essa destinação econômica e política, a escrita egípcia também possibilitou a elaboração de uma literatura própria daquela civilização. Nos textos encontrados, podemos observar o desenvolvimento de textos variados que poderiam falar sobre importantes questões religiosas, indo até a produção de sátiras do cotidiano. Entre as principais produções literárias, destacamos o “Livro dos Mortos” e a “Sátira das Profissões”.


A natureza restrita ao mundo da leitura e escrita egípcia acabou fazendo com que os escribas formassem uma única classe social dentro da sociedade egípcia. A necessidade de desenvolvimento do comércio, o registro das ações do faraó, a gravação dos escritos sagrados e o controle dos gastos e obras estatais acabavam rendendo uma remuneração significativa para os escribas. Geralmente recebiam frutas, cereais, carnes e a prestação de outros serviços enquanto forma de pagamento.

A complexidade do sistema de símbolos que compunham a escrita hieroglífica dos egípcios foi um grande mistério durante vários e vários séculos. Somente no inicio do século XIX, quando o general Napoleão Bonaparte realizou a invasão do Egito, é que esse tipo de escrita começou a ser desvendado. Uma equipe de cientistas franceses passou a catalogar diversas peças e fragmentos cravejados pela misteriosa escrita egípcia."

Portanto concluí-se esses fatos históricos da escrita egípcia pelos hieróglifos que são interessantes para se conhecer e aprofundar na história dessa fonte de informação citada.

Referências bibliográficas:

ESCRITA Egípcia. [S. l.], 2018. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.2018br/historiageral/escrita-egipcia.htm. Acesso em: 23 ago. 2021.

QUEM escreveu os Hieróglifos?. [S. l.], 2018. Disponível em: https://www.descobriregipto.com/quem-escreveu-os-hieroglifos/. Acesso em: 23 ago. 2021.

SOUSA, Rainer Gonçalves. "Escrita Egípcia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/escrita-egipcia.htm. Acesso em 23 de agosto de 2021.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.