Reflexão sobre a necessidade de se registrar coisas


A necessidade de registrar acontecimentos, fatos, histórias, lendas ou ritos religiosos dos humanos remonta aos primórdios de suas interações, a exemplo as pinturas rupestres, essa ânsia demonstra o papel fundamental que a comunicação exerce na sociedade dos homens. Por muito tempo a comunicação e transmissão do conhecimento deu-se principalmente por via oral, contudo os suportes de disseminação de informação foram se alterando ao decorrer da história.

Os suportes de informação foram de pinturas nas paredes, passando pelo registro em argila, indo até o registro em papel (primeiro feito de forma manual e depois evoluindo para a prensa) até chegar aos dias de hoje em que o suporte se dá por meio digital, caminhando por fios e cabos distribuídos pelo planeta. Tais evoluções no modo de transmitir dados só explicitam o quanto a informação é indispensável para nós como espécie. É interessante que esses diferentes suportes também contam uma história, exercem o papel de narradores da sociedade a qual pertenceram.

A informação tem um papel transformador, por isso ela é tão importante. Com a evolução dos meios de comunicação e disseminação de dados foi possível chegar ao ponto de massificar o acesso a informação. Aumentar a possibilidade de mais pessoas terem informações a seu alcance é significativo, pois assim a informação ao ser convertida em conhecimento pluraliza e enriquece a construção conjunta de conhecimento da humanidade.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.