Figuras rupestres e seu valor comunicativo


Quando olhamos quadros e pinturas em museus e em exposições fora desses sempre refletimos sobre a mensagem que o autor quis passar, pois mesmo sem utilização de palavras ou sons, conseguimos, como espécie humana, atribuir e extrair significado e nos comunicar através de desenhos e figuras. Há de se acreditar que essa suporte comunicativo já estivesse presente há 45 mil anos atrás, que é de quando datam diversas pinturas rupestres. 

Desde a primeira descoberta das pinturas em paredes de caverna já houveram diversas teórias do motivo e objetivo que os humanos da pré-história desenhavam figuras na parede. Muitas já foram descartadas, como a arte apenas pela arte, mas diversas outras seguem entre historiadores e arqueólogos.Há quem acredite que as pinturas eram parte de um ritual em que nossos ancestrais acreditavam que o que fosse desenhado nas paredes seria concretizado. Tal teoria vem de inúmeras pinturas encontradas de figuras huimanas com lanças vitoriosas em uma caçada em busca de animais que serviriam de alimentos, além de outras imagens ligadas a reprodução. 

O que se assemelha em todas as teorias mais aceitas é que as pinturas, feitas de terra, argila, sangue de animais, entre outros, eram formas de comunicação entre os humanos da época. Com desenhos do dia a dia, as pinturas eram uma forma de se compreender o mundo, acumular conhecimento e transmití-lo a gerações futuras. Com os desenhos rupestres os homens e mulheres exprimiam sentimentos e ideias de forma a desenvolver o relacionamento social com a comunidade do entorno, de forma com que possam ser vistos de forma semelhante a signos puramente signficativos. 

Essas figuras foram importantes para a manutenção da vida da época e hoje, com seus símbolos ainda reconhecíveis, nos ajudam a entender um pouco mais da vida de nossos ancestrais mais antigos.

 

Referências: 

[1] ANSEDE, M. Por que os primeiros humanos pintavam? El País, 22 de dez. de 2019. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/cultura/2019-12-22/por-que-os-primeiros-humanos-pintavam.html> Acesso em: Agosto de 2021

[2] JUSTAMAND, M. As comunicações e as relações sociais nas pinturas rupestres. Anuario de Arqueología, Rosario, p. 51-65., 2015


© 2017 - 2025 by NeoCyber.