Reflexão sobre fontes primárias e secundárias


Nos vídeos temos acesso a definição do que é fonte primária e secundária, como fica claro as fontes primárias são, basicamente, a fonte original, o registro feito durante o evento; já as fontes secundárias se utilizam dos registros originais para dar uma visão após o evento. É interessante que também se define o que pode ser considerado uma fonte, que seria de forma simples algo que forneça informações sobre algum tópico estudado.

Outro aspecto importante abordado nos vídeos é o efeito da globalização, pois nada fica de fora, tudo entra para a competição global o que acaba exigindo novos produtos em cada vez menos tempo. A única certeza que temos neste contexto é que tudo muda, nada é estável exceto a instabilidade. Nesse cenário a informação passa a ser vista como um produto, porém é imprescindível saber o que fazer com este produto, e é aí que entra o profissional da informação, visto que é preciso saber como lidar com ela.

Houve uma radical mudança no tratamento da informação na forma, no meio, no alcance de transmissão e no volume. A internet aparece como agente dinâmico e atuante com um forte carácter democratizante, contudo, se apresenta certos desafios, por exemplo, como garantir acesso à informação? Como explorar o conhecimento coletivo para estimular a inovação, desenvolvimento e vantagem competitiva? Estas e outras questões são os dilemas da nossa época.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.