Enciclopédia nacional da Austrália


Obras de referência tais como dicionários e enciclopédias possuem características intrínsecas e extrínsecas. As características intrínsecas têm relação ao conteúdo de uma obra, por exemplo, a forma com que está organizada, cobertura de assunto, entre outros, enquanto as características extrínsecas são em relação à forma física da forma, por exemplo, capa, paleta de cores e demais formatações.

A Enciclopédia Australiana teve seu projeto inicial feito pelo bibliotecário Charles Berti em 1912, mas por conta da Primeira Guerra Mundial, o trabalho teve que ser interrompido. Com isso a 1° edição é publicada pela primeira vez em dois volumes, um publicado em 1925 e outro em 1926, de autoria de Alexander Hugh Chisholm e Arthur Jose. O conteúdo da enciclopédia tenta cobrir todos os aspectos do país, desde a fauna, flora, geologia até bibliografias de grandes personalidades australianas e povos nativos. Atualmente existem 6 edições da enciclopédia, sendo a maior delas a 4ª edição de 1983, que conta com 12 volumes. 

Assim, com um pouco de pesquisa foi possível verificar algumas das características da Enciclopédia Australiana. Em suas características intrínsecas podemos citar que o arranjo dentro dos volumes e feito em ordem alfabética, tem como assunto todos os campos da vida australiana e como idioma a língua inglesa. Já em relação às características extrínsecas, a sexta edição, em específico possui 8 volumes, é ilustrada e possui 26 cm.

 

Referências:

[1] BRITANNICA, The Editors of Encyclopaedia. The Australian Encyclopaedia. Encyclopaedia Britannica, 30 Sep. 2008. Disponível em: <https://www.britannica.com/topic/The-Australian-Encyclopaedia>. Acesso em setembro de 2021.

[3] WIKIPEDIA. The Australian Encyclopaedia, 2021. Disponível em: < https://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Australian_Encyclopaedia&oldid=1013557571>. Acesso em: setembro de 2021


© 2017 - 2025 by NeoCyber.