Análise de Fontes de Informação – Vade Mecum Saraiva
Postagem realizada em: 03/10/2021 às 19:24:43
Autor: Olívia Campos

Para a realização da atividade proposta, optamos por analisar uma obra de referência da biblioteca em que estagiamos, a qual recentemente, por ocasião de sua catalogação, levantou algumas discussões entre as estagiárias demandando, justamente, uma melhor compreensão deste recurso biliográfico. A obra trata-se do Vade Mecum Saraiva e será analisada a partir do exemplar da biblioteca, da descrição da mesma no site da editora e do roteiro disponibilizado pela professora.
- Identificação
BRASIL. Vade Mecum Saraiva. 30. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2020. 2624 p.
https://saraivaconecta.com.br/livro/direito/vade-mecum-legislacao/727543. 03 out. 2021.
- Propósito/Alcance
Público a que se destina: estudantes, professores e profissionais da área do Direito;
Objetivo/Motivação: reunir as normas mais importantes do ordenamento jurídico brasileiro para pronta consulta, evidenciado pelo título em latim - Vade Mecum - cuja tradução significa “anda comigo” ou “vai comigo”.
- Alcance/Cobertura
Âmbitos Temático: área do Direito;
Geográfico: ordenamento jurídico do Brasil;
Temporal: este aspecto não é esclarecido formalmente na apresentação da obra, todavia, analisando o sumário da mesma, mais especificamente o Indicador Geral, observamos que a norma mais antiga trata-se do Código Comercial instituído pela Lei n. 556, de 25-6-1850. Deste modo, pode-se apontar para uma cobertura temporal desde 1850 até 2020, mais especificamente até a data de fechamento da edição: 21-7-2020.
Tipo de material incluído: Seletivo. Legislação criteriosamente selecionada com base na grade curricular das principais faculdades de Direito e em editais de concursos para carreiras jurídicas.
Editores/autoridades responsáveis: Obra coletiva de autoria da Saraiva Educação com a colaboração de Lívia Céspedes e Fabiana Dias da Rocha.
Idiomas incluídos: monolíngue-português
Considerações do tamanho: Tal aspecto não é claramente definido, entretanto, a proposta é de uma Coleção de Códigos em um único volume e sempre atualizada quando de sua publicação, por exemplo, a edição em análise (a 30ª) traz acréscimo de mais de 170 diplomas (entre leis, decretos, regimentos internos etc.). Neste sentido, trata-se de obra volumosa, cuja estrutura do projeto gráfico-editorial visa proporcionar o maior número de diplomas legislativos sem comprometer a legibilidade.
- Informações dadas
Edição impressa:
Arranjo temático segundo os grandes temas Constituição Federal, Códigos, CLT, Estatutos, Legislação Complementar das Áreas, Regimentos Internos, e Súmulas, os quais comportam, por sua vez, sub-divisões. Os temas são diferenciados por cores – azul, vermelho, verde, laranja e roxo - aplicadas ao cabeçalho das páginas e a títulos e negritos no corpo do texto (por exemplo, os Códigos recebem a cor verde) e cada divisão temática compreende índices sistemáticos e alfabéticos. As guardas aderida e volante da pasta superior são convertidas em um guarda-índice, uma espécie de índice simplificado que relaciona os grandes temas à numeração das páginas e que é desdobramento de uma régua de temas apresentada na margem externa da capa superior. As guarda volante e aderida da pasta inferior também trazem um proposta gráfica diferente, qual seja a de um Mapa de Localização dos temas de maior relevância no 1º semestre de 2020 com o diploma correspondente para maior agilidade na pesquisa (a exemplo da Legislação sobre Covid-19). Conta ainda com Indicador Geral, o qual incluindo conteúdos de acesso online; Apresentação; Notas dos Organizadores; Abreviaturas e Índices (Cronológico da Legislação do Livro, Cronológico da Legislação Adicional, Cronológico da Legislação Alteradora, Cronológico das Emendas Constitucionais Alteradoras). As notas remissivas de correlação entre as matérias,
recurso tradicional nas obras de legislação Saraiva, e os
índices multifuncionais, permitem rápida localização de qualquer assunto
por ordem alfabética, cronológica, pelo número do diploma ou por seu tema.
Conteúdo eletrônico adicional: os compradores da edição impressa ganham acesso à conteúdo adicional e ao serviço de atualização do código, ambos online, cujas informações detalhadas (código de ativação, restrições de uso, passo-a-passo, canal de atendimento, disponibilidade, validade e requisitos de acesso) concentram-se no verso da guarda volante.
- Edições/Periodicidade
Documento monográfico (edições impressas): esta informação não é claramente apresentada, no entanto, a julgar pelo fato de que a publicação da obra Vade Mecum Saraiva em análise corresponde à 30ª edição do segundo semestre de 2020 e que a edição mais recente é a 32ª, trata-se de edição semestral. Outra informação que corrobora esta interpretação é a validade do código de acesso para a atualização do Código adquirido, cuja validade é de seis meses, no caso da edição em apreciação, com fechamento em (21-7-2020), poderia ser atualizada pela internet até 31-12-2020.
- Outras características
Apresentação: apresenta a obra Vade Mecum Saraiva enquanto um produto comercial definindo seu público, objetivo, alcance, estrutura e soluções gráficas;
Abreviaturas: lista em ordem alfabética;
Notas dos Organizadores: traz explicações específicas que se fazem necessárias e que correspondem a definições, contextualizações, detalhes do projeto gráfico-editorial;
Guarda-índice, Índice Geral, Índices multifuncionais, Mapa da Legislação.
- Aspectos extrínsecos
Encadernação: capa dura;
Guardas aderidas e volantes em papel espesso (cartão);
Miolo em folhas pouco espessas, disposição do texto em colunas (2 ou 3), sendo que as grandes divisões temáticas recebem cores diferenciais – azul, vermelho, verde, laranja e roxo;
Dimensões: 25 x 17 x 13 cm.