Visita a Biblioteca "Teiiti Suzuki" da Casa de Cultura Japonesa da USP


Visita a Biblioteca “Teiiti Suzuki” da Casa de Cultura Japonesa da USP

 

A biblioteca dispõe em sua grande parte de periódicos japoneses advindos do Japão e também de produção brasileira. Um tipo de periódicos “especiais” são os mangás, nacionais e japoneses que são classificados pela LCC. O acervo de mangas é pequeno com poucos títulos.

Uma grande parte do acervo é classificada com CDD, intercalando com LCC para os periódicos, sendo estes de diversos assuntos entre eles: moda, arte, música, cultura religiosa e milenar.

Poucas teses existem no acervo, destinadas ao público acadêmico que cursa algumas disciplinas no Centro de Cultura Japonesa. Enciclopédias e dicionários estão no material de referência da biblioteca e compõem uma grande parte do acervo, destinados principalmente a estudantes de língua e cultura japonesa.

O acesso pelo usuário é restrito e peculiar. A base de dados Dedalus da Usp não abriga os dados do acervo desta biblioteca, portanto é usada uma base em Access, onde a consulta deve ser auxiliada pelo bibliotecário ou funcionário da biblioteca. O vocabulário da base de dados encontra-se em japonês, o que explica a incompatibilidade do sistema de bibliotecas da USP.

A maioria das obras está escrita em japonês, todavia, podem-se encontrar obras em inglês, francês, alemão e português, além de obras escritas em chinês, coreano, entre outras línguas direcionadas aos estudiosos do Japão e japoneses.

Existe uma sala anexa á biblioteca que abriga obras raras que são doadas por bibliotecas do Japão, Coréia, China, etc; e por visitantes e docentes. Outra parte da biblioteca preocupa-se em organizar a venda de periódicos produzidos pelo Centro de Estudos Japoneses, que traduz e faz estudos científicos de extensão relacionada à língua e cultura japonesa.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.