Enciclopédias Britannica


A enciclopédia, junção das palavras enkyklos (“em torno de”) e paideia (“educação”),  tem como objetivo reunir informações sobre os mais variados temas em grande quantidade, antigamente sendo publicados em diversos volumes, até o surgimento de novas tecnologias, quando passa a se expandir para mídias como o CD e mais comumente nos dias atuais: em plataformas digitais (sites). As enciclopédias podem ser focadas em termos mais abrangentes ou especializados, ambos ainda possuem foco em compilar a maior quantidade possível de informação relacionada ao tópico principal.

O conceito surge na grécia antiga, mas persiste ao longo dos anos, até a antiguidade média onde surge a Suda, considerada a primeira enciclopédia. A primeira enciclopédia moderna surge na França em 1772, que acaba sendo responsável por propagar o ideal iluminista da época e passa a ser referência para outras obras.

A Encyclopædia Britannica é publicada entre 1768-1771 no Reino Unido e alcançou grande popularidade, sendo publicada até os dias atuais, ela é dividida em 3 seções Micropædia, Macropædia e Propædia. Além da clássica forma física, a coleção atualmente também se extende para o meio virtual, incluindo algumas versões internacionais para outros países como Austrália, Brasil, Japão, China e América Latina


© 2017 - 2025 by NeoCyber.