Sobre o 1º seminário: Dicionário, Enciclopédias e Fontes de Informação
Postagem realizada em: 18/10/2021 às 15:24:52
Autor: Kelly Takara
O primeiro grupo apresentado foi dividido assim na hora de apresentar:
Hadassa Oliveira - Fontes de Informação
Gustavo Moreira Bastos Dias da Silva - Dicionários
Jade Alves Brandao - Enciclopédias
Eles contextualizaram fontes primárias, secundárias, terciárias, sobre cronologia, informações contidas nos dicionários, tipos de dicionários, siginficados dos termos, contexto histórico, na Enciclópedia mostraram a Barsa
Também é importante a Britânica, Moderna e a Francesa no qual o Gustavo já postou no blog sobre a Britânica e deve ter incluído no trabalho também.
Como aprendizado desse seminário devemos explorar mais e utilizar mais o tempo do seminário isso deve ser para todos os próximos que virão pela frente.
Pesquisa sobre a Britânica:
A Encyclopædia Britannica é uma enciclopédia generalista de língua inglesa publicada pela Encyclopædia Britannica, Inc., uma editora privada. É amplamente considerada como a mais acadêmica das enciclopédias.
A Britannica inicialmente foi publicada entre 1768 e 1771, em Edimburgo, Reino Unido, e depressa aumentou em popularidade e tamanho, com a sua terceira edição, em 1801, alcançando os vinte volumes O aumento de tamanho implicou a contratação de colaboradores, e as suas 9.ª (1875–1889) e 11.ª edições (1911) são consideradas como marcos no que toca a enciclopédias acadêmicas e de estilo literário.Começando com a 11.ª edição, a Britannica foi gradualmente diminuindo e simplificando os seus artigos a fim de os tornar mais acessíveis, e alargar a sua expansão ao mercado nos Estados Unidos. Em 1933, a Britannica tornou-se a primeira enciclopédia a adotar a política "em contínua revisão", que resulta em que a enciclopédia seja continuamente reimpressa e cada verbete seja atualizado regularmente.
A edição atual (a 15.ª) tem uma única estrutura dividida em três partes: a Micropædia, de 12 volumes, contém verbetes menores (geralmente tendo menos de 750 palavras), a Macropædia, de 17 volumes, com longos artigos (tendo de duas a 310 páginas cada) e a Propædia, num só volume, que pretende fornecer um esboço do conhecimento humano, de modo hierárquico. A Micropædia é destinada a pesquisa rápida e a servir como guia para a Macropædia; os leitores são aconselhados a estudar o esboço da Propædia a fim de entender o contexto do assunto e para encontrar outros artigos, mais detalhados. O tamanho da Britannica tem-se mantido muito constante ao longo dos últimos 70 anos, com cerca de 40 milhões de palavras e meio milhão de tópicos. Embora a sua publicação tenha sede nos Estados Unidos desde 1901, a Britannica manteve a ortografia inglesa tradicional
Fonte Bibliográfica:
ENCYCLOPÆDIA BRITANNICA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2021. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Encyclop%C3%A6dia_Britannica&oldid=62117406>. Acesso em: 25 set. 2021.