Relatório sobre Seminário 1 - Dicionários e Enciclopédias


Seminário 1 – Dicionários e Enciclopédias

Esther Fernandes - Período Matutino

 

O primeiro seminário do semestre para os alunos do período matutino teve como tema os Dicionários e as Enciclopédias e foi apresentado pelos alunos Hadassa Rodrigues, Gustavo Bastos e Jade Brandão. Esta primeira apresentação expôs um pouco sobre as origens dos dois tipos de fontes de informação e suas principais funções e utilidades. Retomarei neste pequeno artigo alguns pontos importantes que foram apresentados no seminário ou que complementam o conteúdo da apresentação.

 

Dicionários

Os dicionários, fontes de informação comuns e já conhecidas por boa parte da população, são documentos normalmente organizados por tópicos ou por ordem alfabética que apresentam palavras gerais ou sobre temáticas específicas juntamente com suas definições, divisões silábicas das palavras, traduções ou pronuncias. Um dicionário português-inglês, como por exemplo o Dicionário Michaelis escolar inglês, apresenta palavras gerais em inglês, suas traduções, sinônimos e definições em português, e também símbolos fonéticos que auxiliam na pronúncia; já um dicionário especializado, como o Dicionário De Hermenêutica, apresenta palavras limitadas a uma única área de estudo, excluindo palavras muito comuns e incluindo palavras e definições que talvez fossem demasiadamente complexas ou especificas para um dicionário geral.

Historicamente, documentos com a mesma função dos atuais dicionários existiam desde o período entre 2.600 e 2.300 A.C., e esses primeiros registros vieram de povos que ocupavam a região da Mesopotâmia que registravam os conhecimentos próprios de dicionários em tábuas. Porém, o mais próximo dos dicionários que conhecemos hoje vieram durante a Idade Moderna, no Renascimento, com o dicionário do monge italiano Ambrogio Calepino, que incluía tradução para as palavras dicionários em onze idiomas diferentes.

 

Enciclopédias

As enciclopédias, fontes de informação que atualmente se tornaram extremamente populares nos meios digitais, são documentos que compilam conhecimentos gerais ou especializados. Alguns países, como a França, a Inglaterra, a Itália e a China possuem a própria enciclopédia, destinada a princípio para o público do país de sua origem; porém, enciclopédias como a Britannica (da Inglaterra) hoje também compartilham seus conhecimentos para outros países em outros idiomas além do inglês. As enciclopédias por muito tempo foram publicadas fisicamente, normalmente divididas em vários volumes para que todo conhecimento pudesse ser registrado, contudo, atualmente são mais populares as enciclopédias digitais, próprias para os ambientes da web.

A primeira enciclopédia – ou Encyclopédie – surgiu na França no século XVIII, compilada pelos estudiosos Jean d’Alembert e Denis Diderot, e, através dos seus iniciais 35 volumes, contribui imensamente para o crescimento do movimento iluminista e para a divulgação de pensadores da época, como Voltaire e Montesquieu. No mesmo século, surgiu a Encyclopædia Britannica, lançada no Reino Unido como a primeira enciclopédia geral na língua inglesa; apesar de não ser tão grande quanto a enciclopédia francesa em sua primeira edição, a Encyclopædia Britannica foi ganhando com o passar dos anos uma excelente reputação, e, atualmente, é uma das enciclopédias gerais mais completas e trabalhadas. Em 2012, a Britannica, já adaptada desde a década de 90 ao ambiente online, optou por cessar a impressão de seus volumes, exemplificando a grande mudança que ocorreu desde o surgimento da internet e que trouxe novas concorrentes digitais para as enciclopédias tradicionais (como a Wikipédia), além de ter “forçado” a adaptação dessas fontes de informação tradicionais.

 


Referências

DICIONÁRIO. MSN Encarta. Disponível em: https://web.archive.org/web/20091029091932/http://encarta.msn.com/encyclopedia_761573731/Dictionary.html

QUAL foi o primeiro dicionário?. Superinteressante. 2002. Disponível em: https://web.archive.org/web/20080402030830/http://super.abril.com.br/superarquivo/2002/conteudo_121017.shtml

ENCICLOPÉDIA. Britannica Escola. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/enciclop%C3%A9dia/487833

LEVY, Michael. Encyclopædia Britannica. Britannica. Disponível em: https://www.britannica.com/topic/Encyclopaedia-Britannica-English-language-reference-work


© 2017 - 2025 by NeoCyber.