Do seminário sobre Dicionários, Enciclopédias...


No dia 18 de outubro de 2021, o grupo composto por Juliana Marques, Gabriel Alves e Juliana Galdino, nos apresentou um seminário sobre "Dicionários e Enciclopédias", ou como bem lembrado pelos integrantes, os “pai dos burros/desmancha dúvidas/tira teimas”.

Essa apresentação marcou o início do período de seminários sobre diferentes tipos de Recursos Informacionais suscitados em sala de aula, que os grupos trarão certo aprofundamento e também exemplos selecionados.

 

Dicionários, de acordo com o apresentado, podem ser livros ou outro tipo de suporte que contenham coleções parciais ou completas, das unidades léxicas (de alguma língua ou assunto diverso), dispostos geralmente em ordem alfabética, com ou sem: significação equivalente, sinônimos, antônimos, classe gramatical, etimologia, etc. de uma mesma língua ou em outra. Possuem variados formatos como o léxico, glossário ou vocabulário, sendo em alguns casos ilustrado. Sua função primeira é de definir, e como nem sempre pode estar perfeitamente completo, há constante evolução e até mesmo chances de se haver oportunidade de analisar definições historicamente em dicionários antigos.

Quando mostraram os tipos, havia entre os exemplos os de “Gírias” que me fez lembrar muito do “Dicionário de Cearês” de Marcus Gadelha e do quanto entender as diferentes falas e expressões nos permitem nos aproximar de diferentes culturas e também evitar o preconceito linguístico...

 

Enciclopédias, em sua etimologia, seriam formações abrangentes e compiladas dos campos do saber humano. Podem ser definidas também como obras de vários volumes que abrangem muitos assuntos, são organizados em verbetes na ordem alfabética e escritos por especialistas; podem incluir ilustrações cartografias, gráficos, outro recurso visual; são publicados por instituições de competência reconhecida.

As primeiras enciclopédias eram requisitas e utilizadas por um público erudito. Para o público leigo, remontam a Revolução Francesa. Havendo mais tipos atualmente (gerais ou especializadas), a Enciclopédia pode ser utilizada e consultada por diferentes públicos e necessidades.

Por fim, o grupo levantou a questão das Enciclopédias eletrônicas (que veremos com mais profundidade no próximo módulo da disciplina), e da facilidade e dinamismo que possuem.

 

Da necessidade de recursos informacionais, as Enciclopédias e os Dicionários foram e são fundamentais para pesquisas e acesso as informações que auxiliam na produção do conhecimento. Ademais, foi possível refletir sobre diferentes tipos e formatos de obras e suas formas distintas de organização.


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