Seminário 4: Atlas Infantil
Postagem realizada em: 22/11/2021 às 22:09:07
Autor: Thayna Carvalho Gomes
O penúltimo grupo à apresentar durante o semestre ficou encarregado de abordar o tema “Fontes de dados estatísticos, almanaques e fontes de dados geográficos”, o grupo composto pelas alunas Amanda de Lima Machado Rosa, Esther Fernandes e Kelly Midori Takara, fizeram uma apresentação rica em detalhes permeando sobre os tópicos de conceituação, significação, caracterização, exemplificação e reflexões à cerca da temática. Para ampliação dos conhecimentos sobre o tema do quarto seminário, foi designado uma tarefa de pesquisa sobre fonte de dados geográficos. Para tal, foi feita uma breve pesquisa sobre os atlas geográficos infantis.
Normalmente os atlas geográficos infantis são direcionados à crianças nos primeiros anos escolares do ensino fundamental, a fim de introduzi-los nos estudos geográficos, construindo uma base para os ensinamentos futuros e também auxiliando no desenvolvimento dos futuros cidadãos. Além disso, é válido mencionar a importância da alfabetização cartográfica, pois a mesma visa criar e desenvolver habilidades de localização e representação de mapas, leitura e elaboração de legendas, conhecimentos e dados sobre locais, percepção espacial e etc.
Os atlas direcionados às crianças costumam ser mais ilustrados e coloridos, de forma que chame mais a atenção dos pequenos estudantes e ajude no processo pedagógico. Ademais os atlas infantis costumam ter um número de páginas reduzidos, embora tenham mais ilustrações, pelo público alvo se tratar de crianças no início do ensino fundamental, o atlas foca mais nos pontos principais e os mais adequados para a idade dos estudantes, deixando que alguns temas e pontos sejam tratados posteriormente, até mesmo em outros atlas mais específicos para estudantes mais velhos, como os dos ensino fundamental II ou do ensino médio.
Um outro recurso que é utilizado em alguns atlas infantis é a interatividade. Há edições de atlas interativos aos quais as crianças podem puxar abas, rodar e inverter fotografias, colorir e colar imagens e mapas, além de outras atividades. Ademais, ainda é encontrado atlas com personagens infantis, como por exemplo a Turma da Mônica, para que chame a atenção do público alvo, e nesse tipo de atlas, costuma ter uma história que pode ser acompanhada junto dos conhecimentos geográficos, de maneira que auxilie os professores nas realizações das atividades pedagógicas.
Referências Bibliográficas
Meu 1° Atlas. IBGE, [S.l.], 2012. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/atlas/nacional/16646-meu-1-atlas.html?=&t=o-que-e. Acesso em: 22 nov. 2021.
Top 12 melhores atlas geográficos em 2021. Mybest, [S.l.], 2021. Disponível em: https://mybest-brazil.com.br/19703. Acesso em: 22 nov. 2021.