Reflexão sobre Seminário I: Dicionários e Enciclopédias.
Postagem realizada em: 24/11/2021 às 15:40:19
Autor: Fernanda Inayá Martins

No primeiro seminário da matéria de Recursos Informacionais I abordou-se sobre Dicionários e Encicloédias. Primeiro foi exposto o que são obras de referências denotando, entre outros aspectos, a importãncia delas serem pontes de acesso rápido à informação ou fontes de informação sobre determinado assunto. Tendo como foco servirem como um meio de responder rapidamente a perguntas específicas. A apresentação seguiu explorando o que são, a história e caracteristicas de Dicioários e Enciclopédias, mostrando também exemplos destes materiais.
O dicionário teve um papel muito importante na minha primeira infância, visto que sempre em caso de dúvida éramos incentivados a recorer a ele. O grupo destacou, dentre outras coisas, a caracteristica do dicionário estabelecer definições, não somente esclarecendo significados como também confirmando-os (muitas vezes servindo para ganhar discussões). Mesmo sendo uma obra de refeência que nunca será completa, visto lidar com uma sociedade em constante mudança, os dicionários são ainda de grande relevância na vida das pessoas.
As Enciclopédias são outras fontes de referância de grande valor. Como apresentado pelo grupo são ferramentas que buscam adaptar a linguagem para o público leigo, tornando-se assim acessíveis. Outro aspecto apontado pelo grupo é o fato de servirem como ponto de partida para se aprender determinado assunto, contendo informações básicas e pontuais. Também possuo um laço afetivo com este tipo de fonte de referência, pois ganhei a coleção das Enciclopédias Barsa e Larousse, usando muito do conteúdo destas para produzir trabalhos.