Seminário 2 - Diretórios e CadastrosE
Postagem realizada em: 25/11/2021 às 10:35:06
Autor: Vivian Jeronimo
O seminário 2 teve por temática Diretórios e Cadastros. O grupo começou relembrando os conceitos de fontes de informações apresentados definições e exemplos para fontes de informação primárias, secundárias e terciárias e localizando o tema do trabalho, diretórios, como fonte de informação secundária. Em seguida, de forma bastante didática, fomos apresentados a diferentes definições de diretórios, que em suma, se define como uma lista de pessoas, organizações ou instituições organizadas de acordo com características em comum. Para ilustrar, o grupo apresentou o Diretório de Instituições (DI), que faz parte da Plataforma Lattes e inclui toda e qualquer instituição que tenha algum vínculo com o CNPq.
Após o grupo parte para Cadastros apresentando também diferentes definições, como registros, arquivos ou documentos que listam certo conjunto de informaçãoes. Com isso, é possível perceber que diretórios e cadastros se assemelham imensamente e podem ser usados como sinônimos.
Partindo para a história dos diretórios, o grupo apresentou o Domesday Book de 1086, um dos primeiros documentos que listam sistematicamente informações para determinada necessidade. Foi criado por ordem de Guilherme I, da Inglaterra, e lista as posses das pessoas da Inglaterra Medieval, arranjado geograficamente por regiões e feudos.
Os diretórios tem por objetivos facilitar a busca do usuário por informações, apresentando de forma prática em sua listagem endereços, telefones e outras informações dos indivíduos e organizações pertencentes àquela temática. E já enganchando em temática, o grupo apresentou os tipos de diretório que são dividios em temáticos (comercial, educaional, oficial e profissional) e geográficos (internacional, nacional e reginonal|). Já a maneira com que um diretório está arranjando depende o público e a finalidade a que se destina.
Por fim o grupo apresentou diferentes tipos de diretórios nacionais e internacionais, onlines e físicos, dos quais é possível citar um Diretório-Dicionário físico encontrado na biblioteca da FEA