Relatório seminário 4 - fontes de dados estatísticos, almanaques e fontes de dados geográficos
Postagem realizada em: 27/11/2021 às 14:30:47
Autor: Caroline Resende Rodriguez
O quarto seminário da disciplina abordou o tema sobre fontes de dados estatísticos, almanaques e fontes de dados geográficos de forma bem clara. Trouxe além de conceituações importantes e uma série de exemplos desses tipos de materiais, permitindo a ilustração de todo o conteúdo teórico.
Sendo assim, o grupo mostra as funcionalidades dos dados estatísticos, que podem possuir diversas temáticas, como aspectos administrativos, educacionais e comerciais, podendo ser de área pública ou privada. O grupo mostra que essas informações podem ser desenvolvidas e relacionadas em anuários estatísticos, censos, boletins estatísticos, estudos estatísticos, relatórios anuais, almanaques e base de dados, sendo possível escolher o tipo de material que mais se aproxima com os dados e os interesses dos usuários. Ademais, o grupo mostra as funcionalidades dos dados geográficos, que trazem dados referentes aos recursos naturais, ambiente físico da terra e as relações entre o ser humano e a natureza. Tais dados podem ser demonstrados por meio de mapas, atlas, globos, guias de viagens e dicionários geográficos, que são disponibilizados das mais diferentes formas e que com a internet tornou mais fácil seu acesso.
Desta forma, um exemplo de base de dados estatísticos é o sistema da UNESCO de estatística, que é uma agência da ONU, possuindo dados estatísticos internacionais separados em seções relacionadas com a educação, ciência e cultura. Assim, é possível acessar informações detalhadas em gráficos e tabelas sobre tais assuntos de cada país, com algumas relações de dados já feitas. Além de acessar tais informações sobre cada país, também é possível encontrar dados sobre esses temas através de arquivos com análises em aspectos mais gerais.