Controle bibliográfico e bibliografia


O quinto seminário, sobre controle bibliográfico e bibliografias, foi apresentado pelas discentes Maria Clara, Maria Carolina e Maria Inês.

Entre diversos tópicos abordados, destacamos a contextualização acerca do histórico do controle bibliográfico (retomando importantes figuras da Ciência da Informação como Paul Otlet e Henri la Fontaine), o Controle Bibliográfico Universal (iniciado nos anos 1970 pela UNESCO), e as bibliografias, que foram devidamente detalhadas e explicadas, por exemplo, no caso das bibliografias nacionais.

A questão da Bibliografia Nacional no Brasil foi uma temática que me despertou a atenção. No seminário foi citado a enorme dificuldade em se constituir uma bibliografia nacional eficaz. Entre a falta de planejamento e diversos outros fatores, surgem problemas como a interrupção nos projetos, irregularidades e atrasos de publicação. Vale ressaltar que, entre os diversos obstáculos citados  para a construção de uma bibliografia nacional, também surgem questões financeiras, estruturais e, até mesmo, as dimensões do país contribuem dificultar o controle bibliográfico.

A criação do Boletim Bibliográfico da Biblioteca Nacional surge apenas em 1907, inaugurando, assim, o início da produção oficial da bibliografia brasileira. Atualmente o projeto bibliográfico nacional é mantido pela Biblioteca Nacional, sob a denominação de Bibliografia Brasileira.

O depósito legal emerge como uma das formas mais utilizadas para agregar material para a coleção do país e, também, para elaborar uma bibliografia nacional. Seguindo as leis n. 10.994, de 14/12/2004 e 12.192, de 14/01/2010, o projeto objetiva: “assegurar a coleta, a guarda e a difusão da produção intelectual brasileira, visando à preservação e formação da Coleção Memória Nacional. Nele estão inclusas obras de natureza bibliográfica e musical”

Vale ressaltar que as leis definem que os editores das obras são tidos como os responsáveis legais pelo depósito das publicações.

Refêrencias

DEPÓSITO LEGAL. BN BRASIL, Rio de Janeiro. Disponível em:  https://www.bn.gov.br/sobre-bn/deposito-legal Acesso em 30 de jan. de 2021

CONTROLE BIBLIOGRÁFICO UNIVERSAL: ASPECTOS E INSTRUMENTOS. Disponível em:

https://biblioteconomiadigital.com.br/2012/03/controle-bibliografico-universal.html. Acesso em 30 de jan. de 2021


© 2017 - 2025 by NeoCyber.