JURN: ferramenta de busca acadêmica
Postagem realizada em: 23/03/2022 às 18:06:18
Autor: Nicole Bottene

Após a aula sobre base de dados, decidi pesquisar sobre uma base especifica: a Jurn. Uma base de dados, uma ferramenta de pesquisa exclusiva on-line gratuita para encontrar milhões de artigos acadêmicos, capítulos e teses nas áreas de Artes, Humanidades, Negócios, Direito, Humanas/Natureza, Ciência e Medicina. O JURN é executado apenas a partir de seu próprio conjunto de URLs com curadoria, resumido como: “toda a Pesquisa do Google + seus domínios escolhidos misturados e impulsionados no ranking de resultados” e serve para remover resultados indesejados. JURN faz a 'tradução automática + adiciona sinônimos' quando um usuário pesquisa usando palavras-chave não inglesas, enquanto também detecta automaticamente sua nação natal
Lançado em 2009 com uma versão beta para o público online por David Haden, um professor britânico com doze anos de experiência — incluindo nove anos lecionando na School of Theoretical and Historical Studies, Birmingham City University, para encontrar artigos de periódicos eletrônicos de acesso aberto, é atualizado continuamente. Passou de abordar apenas artes e humanidades para ciência, biomedicina, negócios e economia, e recursos acadêmicos como teses e textos completos. A base é alimentada por um Google Custom Search Engine (CSE) e é executada sem anúncios, tem premissa de que conhecimento livre precisa ser facilmente encontrado.
Em 2016, Jurn foi vinculado à web por várias bibliotecas acadêmicas e governamentais, como Biblioteca Central da Comissão Europeia, Jesus College, Universidade de Cambridge, Universidade da Califórnia e Biblioteca da Universidade de Princeton.
Você usá-lo apenas como o Google. Testar JURN com uma ou duas palavras não terá muitos resultados, esses virão usando os modificadores de pesquisa usuais do Google, como o intitle: modificador, ou colocando frases em “vírgulas invertidas”. Portanto, o JURN funciona melhor para o usuário acadêmico típico que tem uma compreensão adequada das melhores maneiras de pesquisar no Google e que também tem uma ideia dos termos de pesquisa exatos que precisam usar. JURN também tende a gostar de detalhes. Por exemplo, uma busca não sofisticada por…
Estudos de Gênero Shakespeare
… obterá apenas um conjunto interessante de resultados de pesquisa muito amplos e confusos. Uma pesquisa mais sofisticada retornará resultados muito mais específicos e úteis, como…
intitle:”A Tempestade” Gênero Miranda
Aqui está uma cartilha rápida sobre algumas das maneiras de pesquisar JURN…
“Sua frase” — Procure uma frase.
– palavra-chave — Não mostra resultados que contenham esta palavra-chave.
intitle: keyword — Somente resultados com esta palavra no título do link.
“the ethics of * ” — Aceite qualquer palavra curinga dentro de uma frase.
ext: pdf — útil se você tiver certeza de que deseja apenas PDFs. Ele também pega redirecionamentos indiretos que o Google 'sabe' que vão para PDFs (como os redirecionamentos que os periódicos do Open Journal System usam).
Site: http://www.goodsite.com — Pesquise apenas resultados deste site.
Site: http://www.badsite.com — Não mostra resultados deste site. Lembre-se do www. mordeu.
Este último modificador de pesquisa é útil se você estiver sobrecarregado com resultados de mega sites ao fazer pesquisas científicas. Por exemplo…
intitle: cultivo de banana - site: http://www.ncbi.nlm.nih.gov
Observe que uma consulta de pesquisa JURN também procurará palavras com significados ou grafias semelhantes, a menos que você force uma pesquisa 'verbal'. Por exemplo, se você fizer uma pesquisa por…
Conservação de papel vegetal
... então a busca será por rastreamento, assim como rastreamento. Se esse recurso não for útil para você, você pode desativá-lo simplesmente usando aspas, assim…
“Conservação de” “decalque” “papel”
E quanto às pesquisas de 'título conhecido', em vez de usar palavras-chave? Observe que uma pesquisa por títulos de artigos de periódicos muito longos, colocados entre aspas, nem sempre pode fornecer resultados em JURN. Por exemplo: “Aprimoramento da diferenciação e crescimento de raízes adventícias” dará um resultado, na revista Vitis: Journal of Grapevine Research. Mas uma seleção mais completa do mesmo título do artigo, “Aprimoramento da diferenciação de raízes adventícias e crescimento de brotos de videira in vitro”, nãoser encontrado em JURN. Isso geralmente acontece porque, para aumentar a velocidade, a Pesquisa do Google geralmente pesquisa em pacotes de páginas de resultados de pesquisa anteriores, não em algum banco de dados central com metadados cuidadosamente polidos. Às vezes, um '&' no título será interpretado como um problema, por exemplo, o título do artigo “Plugged in: Identification Open (& Subscribed) Access” retornará apenas um conjunto completo de resultados com o menor “Plugged in: Identification Open” fragmento do início do título.
Tudo isso significa que você deve manter os fragmentos do título do artigo curtos e copiá-los desde o início do título do artigo. Este ponto deve ser mantido especialmente em mente por pesquisadores que procuram comparar JURN com outros serviços de busca usando buscas de “título conhecido”.
O JURN também possui um diretório com todas as obras indexadas, e está disponível por meio deste link: http://www.jurn.org/directory/.
Referências bibliográficas:
JURN. Wikipedia, 2022.Disponível em: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Jurn Acesso em: 23 mar 2022.
JURN. Disponível em: http://www.jurn.org/#gsc.tab=0 Acesso em: 23 mar 2022.