Resenha - Guias - RI I 2021
Postagem realizada em: 27/03/2022 às 17:50:14
Autor: Caroline Resende Rodriguez
Considerações - Dois Guias da Disciplina de Recursos Informacionais I de 2021
Caroline Resende Rodriguez - 11760037
Guia de Fontes Secundárias: Estudos Marxistas
Grupo: Juliana Marques da Silva e Fernanda Inayá Martins
Justificativa
O tema selecionado pelo grupo para fazer o guia é de grande interesse pessoal e, por conhecer algumas das referências e materiais selecionados, tive interesse em ver como seria apresentado as referências. Além disso, foi possível conhecer outras referências interessantes sobre o assunto.
Análise
A estética do guia foi muito bem feita, utilizando de imagens e cores de acordo com o tema, o que gera um maior interesse visual de ver as recomendações do catálogo. No entanto, por utilizar o termo “fontes secundárias” no título, pode acabar afastando o público do material, por não ser comum sua utilização em em um contexto da população em geral.
Ademais, já no início, nos objetivos do catálogo, o grupo foca na explicação sobre fontes de informações, que, mesmo sendo uma construção de um guia para uma disciplina que trabalha com fontes de informações, o usuário que acessar esse guia não está interessado nisso, e sim no conteúdo do guia e sua abordagemópico . Portanto, poderia desenvolver as motivações dos materiais a partir da perspectiva do tema do guia, dos estudos marxistas. Logo, já que o foco são fontes secundárias, após o desenvolvimento das motivações poderia ser desenvolvido o significado do tema.
Outro ponto a ser ressaltado é que o guia possui diversos tipos de matérias sobre o tema, o que permite que o interessado no conteúdo encontre o tipo de suporte que mais lhe agrada utilizar ou o que possui especificações que lhe agrade. Porém, somente os materiais em formato livro possuem informações técnicas e específicas, o que torna, em alguns casos, difícil o acesso ao material sugerido. Além disso, não há uma descrição sobre o conteúdo, implicando na falta de informações sobre qual é o foco dentro da temática do marxismo. Ademais, não há uma divisão ou ordenação das sugestões apresentadas, que poderia partir do tipo de material ou do assunto do tema, por exemplo, dando possíveis caminhos e maior facilidade de acesso e retomada por parte do usuário.
Por fim, entre as indicações de materiais há um "tópico" de considerações, em que se fala sobre a escassez de conteúdos sobre o tema, tal reflexão se torna muito necessária, mas poderia ser colocada ao final do guia para não cortar a lista ao meio e ser um local mais adequado para traxes considerações sobre o tema e, também, sobre o guia. Além das referências do guia serem mínimas.
Guia Literário
Grupo: Filipe Ramos, Jônatas Pontes e Karina de Carvalho Pereira
Justificativa
A escolha do guia deve-se pelo interesse pessoal na literatura, que, a princípio, parece ser o foco do guia. Além disso, uma curiosidade sobre o que era exatamente esse guia literário e interesse em saber quais seriam as indicações trazidas.
Análise
A escolha da cor e das imagens no guia possibilitam uma imersão do leitor ao tema, favorecendo a criação de uma atmosfera positiva e acolhedora. Além disso, há um desenvolvimento das informações iniciais, como sumário, introdução e objetivos simples e claros, contando também com algumas frases de reflexão sobre livros.
A lista de enciclopédias de livros não segue uma ordem e apresenta temáticas extremamente variadas, sem organização, o que pode gerar uma certa confusão no leitor diante de tantas opções de enciclopédias e de indicações de livros dentro delas. Além disso, sente-se falta de trazer informações mais específicas sobre a temática das indicações, além da apresentação da sinopse.
Além disso, por trazer a descrição de cada casa publicadora, enriqueceu o guia. Assim, como especifica o tipo de conteúdo publicado por cada editora e suas informações básicas e relevantes para sua identificação. Trazendo, assim, a possibilidades de o leitor saber, entre as selecionadas, qual editora tem mais publicações voltadas para seu interesse.
Por fim, a escolha de trazer uma lista de indicações de livros favoreceu para enriquecer o guia. Assim, com a descrição de cada livro foi possível identificar seu conteúdo, favorecendo para uma melhor escolha que não se baseia somente na sinopse, como foi feito com as indicações das enciclopédias.
Considerações finais gerais
A partir da análise dos guias, “Guia de Fontes Secundárias: Estudos Marxistas ” e “Guia Literário”, pode-se observar, em ambos exemplos, que faltou a escolha e definição de uma ordenação coerente entre os materiais, por exemplo seguindo temáticas próximas. Ademais, o uso de diversos elementos visuais favoreceu para criar uma atmosfera de interação do conteúdo com o leitor. Sendo assim, apesar de não ter uma ordenação, ambos os guias trouxeram diversos materiais bem relevantes na temática escolhida.