Aula 21/03 - Internet e impacto ambiental: uma breve pesquisa sobre os centros de processamento de dados


O estímulo para a elaboração da primeira postagem da disciplina de Recursos Informacionais II surgiu da leitura do material teórico disponibilizado na plataforma Nexus, mais precisamente de uma definição do tópico Internet, inclusive sobre esta própria rede: “A Internet é considerada uma meta-rede, ligando milhões de computadores de médio e grande porte (‘hosts’) além de microcomputadores, através de linhas telefônicas, cabos de fibra ótica, cabos submarinos e por satélites” (NEXUS, 2022, destaque nosso).

A materialidade de cabos, necessários ao funcionamento da internet, levou-nos a vislumbrar um constraste, certamente em nada pioneiro, entre esta e a imaterialidade das ações e dados gerados na rede, entre a fluidez das comunicações e a solidez da infraestrutura dos centros de processamento de dados (CPD) – ou data centers, a computação em nuvem e a dúvida relativa à pressão sobre os recursos naturais e ao impacto ambiental. Nossa questão é a mesma que abre um artigo do Canaltech (2014) sobre o assunto:

Já parou para pensar em como você consegue acessar a internet da sua casa ou trabalho de forma tão rápida e praticamente instantânea? Utilizar esse serviço é simples, mas o caminho percorrido pelos dados gerados e visualizados por milhões de usuários é bastante longo e mais complicado do que parece. Todas as informações dos sites, páginas, arquivos e outros conteúdos da web ficam armazenados em grandes computadores, um ao lado do outro os chamados data centers.

A partir de breve pesquisa sobre os impactos ambientais associados aos data centers, apontamos para três variáveis que merecem atenção. A primeira, trata-se do consumo de energia elétrica. O verbete sobre centro de processamento de dados da Wikipédia (2022) associa à definição destes locais o próprio fornecimento de energia para sua instalação e afirma que CPDs consomem até cem vezes mais energia que um escritório comum. O infográfico da The Best Computer Science Schools - traduzido pelo Canaltech - destaca que grandes data centers podem usar tanta eletricidade quanto algumas cidades pequenas dos Estados Unidos; que, em média, todos os data centers do mundo utilizam 30 bilhões de watts de eletricidade, o equivalente à produção de 30 plantas com poder nuclear; e ainda, que a quantidade de computadores funcionando conjunta e ininterruptamente leva a temperaturas bastante elevadas e a consequente demanda por refrigeração, cuja energia vem de combustíveis fósseis. Jessica McLean. especialista em impactos sociais e ambientais da economia digital e professora de geografia da Macquarie University, conta que data centers são como fábricas e se estima que os data center ao redor do mundo usem aproximadamente 2% de toda a eletricidade do planeta, emitindo a mesma quantidade de carbono que a indústria aérea (ÉPOCA NEGÓCIOS, 2020).

Em segundo lugar, destacamos a demanda por espaço/suporte terrestre. Conforme o referido infográfico, os data centers estão ficando maiores no tamanho - em algumas situações ocupam centenas de hectares de terra – quantidade de servidores e, acrescentamos, número, pois, estão sendo criados na mesma medida da virtualização de nosso cotidiano.

Portanto, parece ser indiscutível a necessidade de estas estruturas e suas respectivas empresas encararem o impacto ambiental que representam e parece também que grandes empresas como Google, Facebook e Microsoft, donas dos maiores data centers, vem desenvolvendo projetos e tecnologia no sentido de sua sustentabilidade. Gostaríamos de trazer apenas o exemplo do projeto Natick, experiência da Microsoft e da Naval Group – concebida em 2013 e testada em 2018 ao longo das Órcades na Escócia - que consiste em testar a viabilidade da instalação de centros de dados submarinos alimentados por energia marinha e resfriados pela água do mar (WIKIPÉDIA, 2022).

Ainda, para os cientistas Jonathan Koomey e Eric Masanet, ambos ex-pesquisadores do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, que visam minimizar a imagem dos data center como vilões do meio ambiente, muitas das previsões tendem a subestimar o ritmo da inovação na economia de energia e como os sistemas funcionam – cada vez mais eficientes - sobretudo os grandes provedores em nuvem (MUNDO DIGITAL).

Para finalizar, gostaríamos de resgatar a visão de Jessica McLean, segundo a qual a sustentabilidade no mercado digital não deveria se restringir às ações que podem ser tomadas por companhias ou pessoas, mas também os governos devem prover um ambiente regulatório mais transparente em relação a como empresas usam energia. Acrescentamos, para corroborar esta opinião, a realidade do conhecimento impreciso sobre a quantidade e a localização destas estruturas, o alarme que nos soa quando começam a dispor de espaços ainda mais complexos e alienados da população como são os oceanos e, finalmente, que não se trata de tarefa fácil, uma vez que, justamente, estes grandes conglomerados da informação e comunicação vem desafiando o poder dos Estados e redesenhando a geopolítica mundial.

 

CANALTECH. Infográfico: o impacto dos data centers no meio ambiente. Disponível em: https://canaltech.com.br/infra/Infografico-o-impacto-dos-data-centers-no-meio-ambiente/. Acesso em: 27 mar. de 2022.

ÉPOCA NEGÓCIOS. Data centers emitem tanto carbono quanto a indústria aérea. Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2020/02/data-centers-emitem-tanto-carbono-quanto-industria-aerea.html#:~:text=Estima%2Dse%20que%20os%20data,carbono%20que%20a%20ind%C3%BAstria%20a%C3%A9rea%20.  Acesso em: 27 mar. de 2022.

MUNDO DIGITAL. Data centers não são os vilões do meio ambiente, dizem cientistas. Disponível em: http://www.mundodigital.net.br/index.php/noticias/telecomunicacoes/13935-data-centers-nao-sao-os-viloes-do-meio-ambiente-dizem-cientistas. Acesso em: 27 mar. de 2022.

NEXUS. Internet. Disponível em: https://nexus.neoedu.com.br/material/24. Acesso em 27 mar. de 2022.

WIKIPÉDIA. Centro de processamento de dados. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Centro_de_processamento_de_dados. Acesso em: 27 mar. de 2022.

WIKIPÉDIA. Projet Natick. Disponível em: https://fr.wikipedia.org/wiki/Projet_Natick.  Acesso em: 27 mar. de 2022.

 

 

 

 

 

 


© 2017 - 2025 by NeoCyber.