Atividade individual de análise crítica de Guia de fontes secundárias


A proposta da primeira atividade individual da disciplina de Recursos Informacionais II consiste em analisar criticamente um dos guias de fontes secundárias elaborados pelas turmas de Recursos Informacionais I do semestre passado.

O material por nós selecionado foi o “Guia de Adaptações Literárias no Cinema” - elaborado por Camilly Sodré, Nicole Bottene e Thaina Oliveira – devido a sua  temática, a qual julgamos ao mesmo tempo interessante e de difícil abordagem e que, portanto, nos instigou a conferir o resultado tanto por prazer quanto por curiosidade analítica.

O contato com o Sumário já evidencia que as autoras preocuparam-se em cumprir os requisitos colocados pelos professores, entre eles, elaborar um guia com introdução contextualizadora, apresentar a estruturação do mesmo, expor os critérios de seleção. Desenvolveram também tópicos de caráter mais opcional, como a apresentação dos diretores e a elaboração de índices, e troxeram novidades, a exemplo da Análise Comparativa dos Detalhes das Obras.

A Introdução dá conta da proposta do Guia de Adaptações Literárias no Cinema, o qual, em síntese, visa reunir 12 obras cinematográficas – sendo 7 nacionais e 5 internacionais - que foram elaboradas como adaptação de obras literárias. Nela também se encontra identificado o público-alvo: interessados em cinema, literatura, estudantes. A leitura completa do guia evidencia uma preocupação especial com o público estudantil. A introdução também contextualiza a articulação entre a proposta de guia do grupo, a proposta colocada pelos professores e os conteúdos do curso, ao afirmar que os filmes selecionados não retratam conhecimento original, mas sim a representação das histórias previamente elaboradas para a linguagem escrita. Neste sentido, os livros são fontes primárias e os filmes secundárias, o que nos pareceu uma maneira bastante criativa e inteligente de trabalhar e consolidar estas noções.

A Metodologia de seleção das adptações cinematográficas foi apresentada de maneira muito clara e objetiva e deste tópico gostaríamos de destacar a opção acertada pela pesquisa em catálogos de instituições especializadas e renomadas na área, como são a Cinemateca e a Biblioteca da ECA/USP.

Um ponto que julgamos muito interessante, sobretudo enquanto estudante de biblioteconomia, é a parte que traz propriamente os Filmes (Adaptações) através de fichas técnicas com os principais metadados descritivos tanto para os filmes (adaptação) quanto para as obras literárias que os inspiraram, e que nos permite comparar as nuances do processo de catalogação de recursos diferentes – audiovisual e textual - e também nos remete ao esforço de novos modelos conceituais de catalogação como os FRBR (Requisitos Funcionais para Registros Bibliográfico) e o RDA (Descrição e Acesso a Recursos) em relacionar diferentes obras ou diferentes expressões de uma obra. Tivemos ainda ocasião de fazer descobertas com a leitura do guia, por exemplo: não conhecíamos nem o livro nem a adaptação para o cinema da obra brasileira A vida invisivel, não sabíamos que os célebres filmes internacionais O poderoso chefão e A lista de Schindler consistiam em adaptações de obras literárias.

Em poucas palavras, quanto ao design e escolhas de edição, o produto resultante é ótimo - não é muito extenso, tem coerência e qualidade - a opção pelo formato retrato e o uso da paginação torna sua exploração mais agradável.

Para finalizar apontando apenas dois aspectos a serem melhorados, primeiramente, pareceu-nos haver uma indecisão nas partes explicativas do guia se as mesmas se dirigem ao público-alvo ou aos professores responsáveis pela disciplina. Segundo, o tópico Análise Comparativa dos Detalhes das Obras é curto e deixa um pouco a desejar em relação a espectativa criada na Introdução.

 


© 2017 - 2025 by NeoCyber.