Base de dados bibliográficas analíticas: InCites e SciVal


A partir da palestra oferecida pela Elizabet Adriana Dudziak intitulada "Principais Bases de Dados das Ciências da Saúde e das Ciências Duras", esse blog é um aprofundamento em relação às duas bases de dados bibliográficas analíticas citadas pela palestrante em seu slide, sendo assim a InCites e SciVal. 

Bases de dados bibliográficas analíticas: InCites e SciVal

Inicialmente deve-se pontuar o que são bases de dados bibliográficas analíticas que nas palavras de Dudziak (2021, p. 7) "são ferramentas que associam conteúdo a indicadores e métricas". Tendo isso em vista, no caso das bases InCites e Scival pode-se observar que o conteúdo desse processo são as produções científicas analisadas, abaixo um resumo do que ambas as bases trazem:

InCites - Ao realizar a pesquisa sobre o InCites foi interessante notar o nome de Eugene Garfield, citado na aula de Recursos Informacionais II por criar o primeiro índice de citação, como influência na criação dessa ferramenta analítica que foi produzida originalmente pela Web of Science, antigo Institute for Scientific Information que têm como fundador este cientista.  Essa base de dados bibliográfica analítica funciona a partir dos dados da Web of Science, tendo uma cobertura de 1980 até os dias atuais, abrangendo diferentes materiais, e 5 mil instituições, o que permite realizar análises da produtividade científica e impacto científico, além da possibilidade de comparação destas métricas entre os institutos, por meio da geração de tabela, gráficos e relatórios. Hoje o desenvolvimento do InCites é de responsabilidade da Clarivete líder do Web of Science Group.

SciVal - A plataforma SciVal é desenvolvida pela Elsever, empresa holandesa  fundada em 1880, e oferece diversas ferramentas para realizar a análise de indicadores de produção científica, utilizando como fontes de dados o Scopus e o ScienceDirect. A primeira fonte apresenta uma grande variedade de resumos e citações da literatura revisada por pares em diferentes áreas do conhecimento, já a segunda apresenta literatura acadêmica revisada por pares com ênfase nas áreas científicas, técnicas e de saúde. Além disso, a plataforma abrange 14 mil instituições para realização da análise.

A partir dessas informações é possível observar algumas diferenças, e semelhanças entre elas. A primeira a se destacar é a quantidade de instituições abrangidas, na medida que a SciVal apresenta um maior número. Também é interessante notar que ambas fazem parte de empresas antigas na área de produção científica, sendo assim apresentam uma certa credibilidade, e possuem como fontes as próprias bases de dados dessas organizações. 

 

Referências:

DUDZIAK, Elisabeth Adriana . Bases de Dados: Ciências de Saúde e Ciências Duras. São Paulo, 2021. Apresentação em Powerpoint. 39 slides, color. Disponível em:

https://nexus.neoedu.com.br/files/DUDZIAK_Bases_de_Dados_ECA_ABRIL_2021.pdf. Acesso em: 01 abr. 2022.

AGÊNCIA USP DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO ACADÊMICA. InCites. AGUIA, 2019 Disponível em: https://www.aguia.usp.br/apoio-pesquisador/indicadores-pesquisa/incites/. Acesso em: 01 abr. 2022.

AGÊNCIA USP DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO ACADÊMICA. InCites. AGUIA, 2019 . Disponível em: https://www.aguia.usp.br/apoio-pesquisador/indicadores-pesquisa/scival/. Acesso em: 01 abr. 2022.

ELSEVIER. Scopus. Elsevier, 2022. Disponível em: https://www.elsevier.com/pt-br/solutions/scopus. Acesso em: 01 abr. 2022.

ELSEVIER. ScienceDirect. Elsevier, 2022. https://www.elsevier.com/pt-br/solutions/sciencedirect. Acesso em: 01 abr. 2022.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.