CORE - COnnecting REpositories
Postagem realizada em: 01/04/2022 às 23:08:09
Autor: Esther Silva

CORE - COnnecting REpositories
Como foi explicado em aula, Bases de Dados são conjuntos de dados sobre assuntos gerais ou específicos, ordenados de maneira que garanta que o usuário que a acesse consiga recuperar as informações relevantes para sua pesquisa. Dentre milhares de exemplos, esse texto vai analisar um pouco da base de dados CORE, ou COnnecting REpositories, da universidade britânica Open University.
A Open University é uma universidade com foco em desenvolvimento de pesquisas acadêmicas, e foi fundada em 1969, em Londres; a universidade, porém, só passou a receber alunos a partir de 1971, e depois foi deslocada para o condado de Buckinghamshire, acompanhando a expansão que levou unidades para o resto do Reino Unido e para outras partes da Europa.
Em 2011, em parceria com a Open University e com a empresa britânica de recursos digitais JISC, uma equipe de pesquisadores fundaram a base de dados sem fins lucrativos COnnecting REpositories. A CORE é uma base de dados de acesso aberto que oferece acesso a textos de diversas revistas e repositorios, dentro dos mais diversos assuntos. Esta base de dados tem uma proposta similar à do Google Scholar, oferecendo diferentes artigos e textos para qualquer assunto que o usuário da base esteja buscando; porém, a CORE se difere ao ser "apresentada" em um domínio próprio, que fornece ferramentas de pesquisa próprias (com filtros de idioma, autoria, data de publicação, tipo do documento, insituição que publica a obra e de tópicos relacionados à palavra usada na busca) e a opção de ler os textos encontrados sem redirecionamentos para outros sites. Além disso, os textos oferecidos pela CORE (207,255,818 no total) são oferecidos por meio de parcerias com 10,490 instituições de todo o mundo, o que garante que os documentos serão oferecidos em sua totalidade e sem o risco de cobranças.
A CORE possibilita que instituições diversas "contratem" seus serviços a fim de ordenar seus dados de maneira semelhante à COnnecting REpositories: interessados podem escolher, para gerenciamento de conteúdo, entre "Repository Dashboard", serviço que oferece uma interface ideal para a administração dos dados através de informações técnicas e levantamento de estatistícas, ou e "Repository Edition", ferramentas que otimizam a extensão das bases de dados e que auxiliam no oferecimento dos serviços de acesso aberto. Ainda são oferecidos serviços em outros setores, como os serviços de plug-in "Recommender" e "Discovery" e os serviços de acesso a dados brutos "CORE API", "CORE Dataset" e "FastSync".
Com uma ampla variedade de serviços e de parcerias, a COnnecting REpositories se mostra um importante base de dados para artigos e textos de diversas áreas. Com um domínio e layout próprios, a base de dados da Open University facilita o acesso do usuário à informação, tornando a experiência da busca intuitiva e simples. Hoje, a CORE se apresenta como uma das "instituições" globais que mais agrega na disponibilização livre de textos e artigos de repositorios e revistas, destacando-se também pelos serviços de controle de base de dados, que incentiva pesquisadores e cientistas a criarem bases de dados novas com os sistemas da CORE, contribuindo com o compartilhamento e distribuição da informação.