Post - bases de dados - informações
Postagem realizada em: 05/04/2022 às 10:07:31 - Última atualização em: 05/04/2022 às 10:43:55
Autor: Caroline Resende Rodriguez
A comunidade científica foi se moldando ao longo do tempo. A forma de trocar de informações e de se realizar pesquisas passou por mudanças, que geraram cada vez mais publicações necessitando de uma forma para se registrar, mapear e encontrar tais informações. Tal necessidade de registro foi o que fomentou o desenvolvimento de base de dados, que possibilitaram que os artigos e materiais fossem registrados e recuperados.
As áreas das ciências chamadas de “duras” foram as que, inicialmente, mais tinham necessidade de registro, uma vez que a quantidade de estudos e publicações eram extensas, o que necessitava de uma forma de recuperar para poder ter uma comunicação entre os estudiosos e um maior desenvolvimento das pesquisas. Portanto, sendo a área da saúde e naturais foram as que tiveram mais usos e participações nas bases de dados.
Atualmente, as bases de dados apresentam materiais das mais diversas áreas, em suas quantidades referentes às necessidades da área e suas necessidades.
Além disso, as bases de dados foram ficando mais especializadas e tendo a sua própria "coletânea" de assinaturas de revistas, portanto,cada base pode atender os seus públicos específicos, além das grandes bases que, geralmente, abrange, pelo menos, as bases de cada uma das nove grandes áreas. Um fator que vem sendo desenvolvido nas bases e se tornando cada vez mais usado é fazer uma análise de dados e suas informações, que permite ter informações sobre as métricas dos usos das bases, além de poder classificar e fazer relatórios gerenciais .
Os índices de conteúdos permitem que os usuários possam encontrar os tópicos de interesse de forma mais fácil, encontrando subtópicos que talvez sejam de seu interesse. Assim, ter o vocabulário controlado bem feito e bem desenvolvido torna-se uma ferramenta essencial para as bases de dados e que possibilita sua melhor utilização, para os usuários e para todos que trabalham com a base de dados.
Ademais, é possível fazer integrações entre bases de dados que possibilitam uma maior abrangência de acesso de aos periódicos.