Web of Science


A base de dados mulridisciplinar, que atualmente agrega mais de 9 mil instituições acadêmicas, foi inspirada pela contribuição histórica oferecida por Eugene Garfield em sua elaboração do "índice de citações", ferramenta de mensuração que avalia a ocorrência de citações entre artigos, promovendo a visualização da relevância da produção intelectual de um autor específico e de sua obra. Atualmente, estrutura-se como uma plataforma que garante acesso, sob certas restrições, a periódicos confiáveis e submetidos a um rigoroso processo de seleção, obtidos por assinatura. As subcategorias temáticas disponíveis são: Índice de Citação de Ciências Expandido (SCIE), Índice de Citação em Ciências Sociais (SSCI), Índice de Citação em Artes e Humanidades (AHCI), índice de Citação de Fontes Emergentes (ESCI), índice de CItação de Livros (BKCI) e Índice de Citação de Anais de Conferência (CPCI). Para acessar os conteúdos a partir dos eixos temáticos citados anteriormente, é necessário cadastrar-se com um login e senha, o quel fornecerá acesso à plataforma.

O recurso de busca simples permite a pesquisa segmentada em dois focos distintos, que dividem em duas áreas: Documentos e Pesquisadores. A primeira realiza o processo de filtragem por campos a fim de recuperar uma obra ou referência citada, enquanto a segunda traz um perfil do autor pesquisado, com suas experiências acadêmicas e produções intelectuais publicadas. Ao lado do título de cada obra, é possível visualizar a quantidade de vezes em que a mesma foi citada em outro material. Dentre os recursos de visualização dos resultados, é possível filtrar os mais citados, assim como os que possuem acesso aberto.

Por fim, a plataforma reúne indicadores que ultrapassam o conteúdo dos documentos, realizando assim, um conjunto de dados estatísticos que permitem o olhar para a produção acadêmica sob uma nova perspectiva.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.