As novas diretrizes das bases de dados (Clarivate Analytics e Elsevier)


As bases de dados como conhecemos é fruto de uma série de investimentos por parte do capital e estratégicas, a fim de acompanhar os avanços tecnológicos e suprir as novas necessidades do mundo moderno.

Como foi feito com a Clarivate Analytics, uma empresa que detém a base de dados da Web of Science. Ela começou em 1854 focado na área de zoologia/biologia animal, mas hoje em dia opera em mais diversos campos da informação e produção informacional. A empresa visa ajudar os seus assinantes/clientes a acessarem mais rapidamente aos dados contidos por eles, para as mais variadas finalidades, como: inspiração para novas produções de informação, análise de informação, análise e gestão de patentes, etc. Ou seja, essa empresa não está mais apenas no campo acadêmico, mas nas empresas, onde está o capital.

E por causa da concorrência com as bases de dados gratuitas, ela também possui uma versão gratuita para os não-assinantes da base. Contudo, vale ressaltar que apesar de ser uma empresa global, o seu site não está acompanhando a missão da empresa, visto a dificuldade pelo idioma.

Agora, outra concorrente, que foi mostrada na aula, a Elsevier. Esta empresa holandesa, é uma multinacional que está operando no campo da produção e análise científica do mundo, que diferentemente da sua concorrente, possui mais opções de idioma, facilitando o acesso à informação.

Podemos ver com isso, que a informação, sendo uma fonte de poder, se modificou. ela não é apenas um objeto de posse, mas também de ser difundido, o que vem desse mundo que está produzindo conteúdo a todo instante, o que acaba nascendo a necessidade de análise e a acessória; sendo um serviço que está cada vez mais sendo proveniente nessas empresas e no mundo.

FONTES

Bold entrepreneurial mission. Disponível em: https://clarivate.com/about-us/#solutions


© 2017 - 2025 by NeoCyber.