Aula- palestra: Palestrante: Prof. Dr. Alan Angeluci (USCS)


Aula- palestra: Das Bases de Dados à Ciência de Dados: IoT; Big Data, Inteligência Artificial e Ciência de Dados 

Palestrante: Prof. Dr. Alan Angeluci (USCS)

Exatamente hoje o Professor Dr Alan palestrou sobre passado, presente ,futuro, Big Data, IA (Inteligência Artificial),

IOT (Internet das Coisas), o profissional da informação e seu papel na ciência de dados.

Ele mostrou um vídeo da série Boneca Russa da Netflix relacionando com Biblioteconomia

A palestra foi muito interessante e agragou muito para o curso e para os alunos.

Também participei da aula o professor Alan citou a série Black Mirror

e eu lembrei do filme Black Mirror Bandersnatch que dá para interagir com o público.

Conceitos úteis:

Big data (macrodados, megadados, ou grandes dados em português) é a área do conhecimento que estuda como tratar, analisar e obter informações a partir de conjuntos de dados grandes demais para serem analisados por sistemas tradicionais. O termo big data surgiu em 1997, sendo utilizado para nomear essa quantidade cada vez mais crescente e não estruturada de dados sendo gerados a cada segundo. Ao longo das últimas décadas, a quantidade de dados gerados tem crescido de forma exponencial. O surgimento da Internet aumentou de forma abrupta a quantidade de dados produzidos; e a popularização da Internet das coisas fez com que saíssemos da era do terabyte para o petabyte Em 2015, entramos na era do zetabyte; e atualmente geramos mais de 2,5 quintilhões de bytes diariamente. Por fazer parte das relações econômicas e sociais, representou uma evolução nos sistemas de negócio e na ciência. As ferramentas de uso são de grande importância na definição de estratégias de marketing, além de aumentar a produtividade, reduzir custos e tomar decisões mais inteligentes. A essência do conceito está em gerar valor para negócios. No que tange à ciência, o surgimento do big data representou a criação de um novo paradigma (4° paradigma), sendo concebido um novo método de avançar as fronteiras do conhecimento, por meio de novas tecnologias para coletar, manipular, analisar e exibir dados, construindo valor agregado com as análises geradas

Internet das coisas s nada mais é que uma rede de objetos físicos (veículos, prédios e outros dotados de tecnologia embarcada, sensores e conexão com a rede) capaz de reunir e de transmitir dados. É uma extensão da internet atual que possibilita que objetos do dia-a-dia, quaisquer que sejam mas que tenham capacidade computacional e de comunicação, se conectem à Internet. A conexão com a rede mundial de computadores possibilita, em primeiro lugar, controlar remotamente os objetos e, em segundo lugar, que os próprios objetos sejam usados como provedores de serviços. Essas novas capacidades dos objetos comuns abrem caminho a inúmeras possibilidades, tanto no âmbito acadêmico, comercial quanto no industrial, unindo-se a equipamentos eletrônicos e eletromecânicos de automação industrial. Todavia, tais possibilidades acarretam riscos e implicam grandes desafios técnicos e sociais.

Referências Bibliográficas:

BIG DATA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2022. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Big_data&oldid=63334112>. Acesso em: 2 mai. 2022.

INTERNET DAS COISAS. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2022. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Internet_das_coisas&oldid=62960885>. Acesso em: 2 mai. 2022.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.