Bug do Milênio: pode acontecer de novo?
Postagem realizada em: 06/05/2022 às 16:41:45 - Última atualização em: 07/05/2022 às 16:07:05
Autor: Brenda Melo
O Bug do Milênio foi um erro causado pela configuração de datas em sistemas de computação. A fim de poupar espaço de memória e economizar dinheiro, o formato de datas dos sistemas de computador consistia em dia/mês/ano com dois dígitos para cada campo. Portanto, a data 06/05/99 seria lida pelo sistema como referência ao ano de 1999. Mas com a chegada dos anos 2000, temia-se que os computadores interpretassem o ‘00’ referente ao ano como 1900, impulsionando um retrocesso de 100 anos no tempo, e consequentemente, gerando falhas em seus sistemas primários.
Esse problema global foi combatido pelos governos ao redor do mundo e pelos especialistas em cibersegurança. Os recursos de informática (hardware e software) foram renovados às pressas, e diversos testes foram realizados para corrigir e atualizar os sistemas a fim de evitar tragédias como quedas nos sistemas de aeroportos e usinas nucleares que causariam acidentes, e colapsos em sistemas de bancos que apagariam dados de clientes. Vale ressaltar que, apesar da onda de histeria coletiva causada pelo alerta, as consequências foram quase nulas: houve somente algumas falhas em terminais de ônibus na Austrália, em equipamentos de medição de radiação no Japão e em alguns testes médicos na Inglaterra. Isso porque muitos computadores já possuíam um sistema de software mais moderno que passariam corretamente para o ano 2000, e.g. os da Apple Inc., que já faziam uso de um sistema de contagem de segundos que eram convertidos em datas. Além disso, devido ao pânico causado, a maior parte das empresas e dos consumidores havia adquirido computadores novos ou atualizado os sistemas operativos a fim de prevenir o bug.
Contudo, se engana quem acredita que essas questões estão num passado distante e que não podem retornar como problemas atuais. A prova disto é o chamado Efeito 2038, que se trata da previsão da ocorrência de uma nova falha em sistemas informatizados que utilizam a representação de tempo em que a data é calculada através do número de segundos ignorando os segundos bissextos desde 1 de janeiro de 1970. Acontece que o último registro de tempo que pode ser representado por este formato é 03:14:07 no dia 19 de janiero de 2038. Após este momento a data será representada por um número decimal negativo que, dependendo da implementação, corresponderá ao ano 1970 ou 1901, causando erros de funcionamento nos programas utilizados em instituições financeiras e governamentais. A solução para esse bug tem sido posta em prática: existe uma migração desses formatos antigos para os mais atuais, porém, não se sabe será possível alterar todos os sistemas informacionais dentro deste modelo até 2038.
Outro fato interessante é que uma das soluções de combate do Bug do Milênio foi a alteração do ano de referência para 20 (tido como o ano de início do 'novo século'), dado que na época se pensava ser suficientemente distante para que, até lá, diferentes sistemas pudesem ser utilizados. Porém, se tratou apenas de um conserto temporário de atraso dos efeitos do Bug e devido a esse recurso em janeiro de 2020 os parquímetros de Nova Iorque deixaram de processar pagamentos.
Apesar das alegações de que o Bug do Milênio não passou de um medo infundado e das suspeitas da mídia a respeito das intenções de lucro das empresas informáticas, essa falha foi uma preocupação real que caso não alertada e prevenida poderia ter causado diversos transtornos e prejuízos à empresas e cidadãos do mundo inteiro. Em uma era cada vez mais digital é impossível delimitar uma linha entre o mundo real e virtual, afinal, não existe mais uma realidade analógica — aplicativos de viagens, compras, delivery de comida e farmácia, internet banking etc já fazem parte de nosso cotidiano de forma integral. Igualmente entidades como empresas, organizações governamentais, universidades, hospitais, e claro, bibliotecas fazem uso de sistemas informatizados a fim de computar e indexar informações essenciais ao seu funcionamento. A queda dessas redes ou a perda de dados nesses ambientes seriam de enorme prejuízo para o mundo contemporâneo. É preciso, então, estar atento a possíveis erros de sistemas no futuro e trabalhar para evitar a obsolescência desses sistemas a partir de soluções mais confiáveis e duradouras.
REFERÊNCIAS
“BUG do Milênio”: 20 anos do primeiro grande desafio de cibersegurança. Isto É Dinheiro, 30 dez. 2020. Disponível em: https://www.istoedinheiro.com.br/bug-do-milenio-20-anos-do-primeiro-grande-desafio-de-ciberseguranca/
CORDEIRO, Tiago. O que foi o Bug do Milênio? Mundo Estranho, 04 jul.2018. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-foi-o-bug-do-milenio/
Problema do ano 2000. Wikipédia, 26 jun. 2021. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Problema_do_ano_2000
Problema do ano 2038. Wikipédia, 01 abr. 2022. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Problema_do_ano_2038