02.05 - Sistemas de Gerenciamento de Base de Dados


Em diversos sistemas, há a necessidade de armazenar a informação em banco de dados, na última década os banco de dados estiveram cada vez mais ao centro de muitos sistemas.

Sem dúvidas a informação é o bem mais precioso que a sociedade atual pode ter, ainda mais com a evolução da WEB 1.0 para a WEB 2.0, que transforma a dualidade máquina - usuário, de formas decisivas, pois a partir do lançamento das bases de dados, dos microcomputadores e demais dispositivos, e da difusão e democratização dos mesmos, a informação é produzida de forma cada vez mais rápida e por um grande número de indivíduos em seus aparelhos. 

A partir disso, dá pra entender que além da informação corresponder com a  produzida diretamente, desde publicações científicas até postagens em redes sociais, temos a informação que é coletada por meio dos sistemas, essa que é utilizada para trabalhar com o perfil do usuário, retirada por meio de buscadores e outros aplicativos, que estão a todo momento, aprendendo mais sobre você e organizando esses resultados nu banco de dados, tanto para aumentar a eficiência e praticidade de seus recursos quanto apenas para armazená-los e compartilhar de forma estrutural com outros do mesmo grupo.

“Atualmente, uma grande quantidade de dados está sendo gerada a partir de fontes de dados diferentes como smartphones, sensores, câmeras, sites de redes sociais, transac ? ?oes comerciais e jogos (Kaur, 2013).”“Um dos desafios para a comunidade de pesquisa de Banco de Dados (BD) nos últimos anos têm sido o desenvolvimento de tecnologias para gerenciar essa grande quantidade de dados heterogêneos." (Lemontey, 2014)

Entendendo a importância da informação das bases de dados, observando um gigantesco valor em seu gerenciamento, pois uma empresa, por exemplo, pode depender do mesmo, sendo um divisor decisivo entre seu sucesso ou fracasso.

Com a finalidade de garantir certa consistência dos dados, controlar o acesso, manter os dados seguros, fornecer recursos de acesso, entre outras demais demandas, foram criados os Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados, ou SGBD—DBMS (ing.) Database Management System—.

É por meio desse recurso estruturado na forma de software que a empresa se habilita e realiza diversas tarefas, tomando seus dados como referência, e como o nome indica é um sistema de apoio à gestão de dados, algo cada vez mais presente em empresas de todos os portes e segmentos.

Existem cinco tipos de Sistemas de Gerenciamento de Base de dados, sendo eles:

  1. Relacionais (SQL): cuja função é conectar dados de origens diferentes

  2. Não relacionais (NoSQL): a diferença em relação aos bancos SQL é que, aqui, a estrutura de dados não tem que ser previamente definida

  3. Hierárquico: formato mais antigo, no qual os dados se organizam em uma disposição piramidal, onde dados “filhos” são ligados a dados “pai”

  4. De rede: nele, cada “filho” pode ter mais de um “pai” e a estrutura dos dados se assemelha mais a uma teia de aranha do que a uma pirâmide

  5. Orientado a objetos: modelo mais avançado em que diferentes formatos de dados se mesclam, sendo, por isso, mais caro de se implementar.

“Os sistemas de gerenciamento de banco de dados são, atualmente, uma ferramenta indispensável para gerenciar informações. A disciplina sobre os princípios e a prática de sistemas de banco de dados tornou-se parte integrante do currículo de Ciência da Computação.” (RAMAKRISHNAN, 2008)

O SGBD trata todos os dados que passam por ele, sendo responsável por todos os processo, sendo eles? salvar os dados no HD, manter em memória os dados mais acessados, ligar dados e metadados, disponibilizar uma interface  para que programas e usuários externos acessem o banco de dados (para os bancos de dados relacionais, é utilizada a linguagem SQL), encriptar dados, controlar o acesso a informações, manter cópias dos dados para recuperação de uma possível falha (garantir transações no banco de dados.

Para gerar resultados, os dados precisam ser coletados em massa, conforme o princípio de Big Data. Por outro lado, não basta apenas acumulá-los, mas, acima de tudo, tratá-los para que deem respostas efetivas; essa é uma tarefa que só pode ser feita com as tecnologias adequadas, dentre as quais o SGBD é uma delas.

 

“A linguagem SQL, em português “Linguagem de Consulta Estruturada", é usada para executar comandos em bancos de dados relacionais, ou seja, bancos de dados baseados em tabelas.” (OLIVEIRA, 2021)

Muitas das vezes você verá os Sistemas de Gerenciamento de Bases de dados sendo chamados de banco de dados, sendo alguns exemplos: banco de dados MySQL, banco de dados SQL, Server, entre outras definições, porém o correto é chamar de Sistema de Gerenciamento de Base de dados ou pela sua abreviação SGBD, pois banco de dados é o que eles oferecem e não seu conceito próprio de responsabilidade.

Cada banco de dados é implementado de uma maneira distinta, mas oara o usuário, isso é quase transparente, pois a linguagem de acesso de dados é a mesma que a SQL.

 

Referências Bibliográficas 

OLIVA, Maria Gabriela. SQL: Comandos básicos. 2021. Disponível em: https://www.alura.com.br/artigos/sql-comandos-basicos?gclid=CjwKCAjw9-KTBhBcEiwAr19ig85tdOGxLXWVLtnQL4LXeqCt2OLfKsFY0NN9nw6TeRC39G3OyGWV2BoC1HIQAvD_BwE. Acesso em: 09 maio 2022.

RAMAKRISHNAN, Raghu; GEHRKE, Johannes. Sistemas de gerenciamento de banco de dados-3. AMGH Editora, 2008.

RIBEIRO, Maria Cristina Diniz; TIOSSO, Fernando; PETRUCELLI, Erick Eduardo. Limitações De Um Sistema De Gerenciamento De Banco De Dados Em Meio A Um Modelo Transacional. Revista Interface Tecnológica, v. 16, n. 1, p. 102-113, 2019.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.