Seminário 01: Bases de Dados Referenciais, Catalográficas, Bibliográficas e  de Textos Completos (noturno)


Seminário 01: Bases de Dados Referenciais, Catalográficas, Bibliográficas e  de Textos Completos

O seminário 01, apresentado em 09/05/2022 (Bases de Dados Referenciais, Catalográficas, Bibliográficas e de Textos Completos), pelas discentes Karina De Carvalho e Nicole Bonassi, discorreu sobre os principais aspectos históricos e funcionais das bases de dados. A aluna Karina iniciou o trabalho demonstrando as definições de base de dados provindas de dicionários especializados, apresentando também como as bases funcionam e a quem servem. 

Conforme demonstrado no seminário, o objetivo das bases de dados é fornecer informação atualizada, precisa e confiável, e também fornecer mecanismos eficientes de recuperação. A base de dados online que, atualmente, estamos habituados a acessar, é fruto de um longo processo que se inicia nas bases de dados físicas, como as antigas bases de dados impressas em livros e também em cd-roms. 

As bases de dados referenciais, podem ser classificadas em bibliográficas, catalográficas e diretórios. Já as bases de dados de fontes numéricas podem conter dados estatísticos representados geralmente por tabelas e gráficos (segundo apresentado pelo seminário, este é o formato de base de dados que apresenta uma tendência crescente em utilização). Bases de dados de textos completos permitem acesso direto às fontes primárias de informação, ou seja, o usuário acessa diretamente os textos, de forma integral.

Outras categorias de bases de dados incluem as bases de dicionários ou dicionário de dados, que apresentam termos ou vocábulos, divulgam listas de termos específicos de determinada área e são representados por verbetes explicativos (este formato pode ser comparado, por exemplo, aos tesauros); e as bases de dados gráficos, que contêm informações armazenadas de formatos diferentes como vídeo ou fotografia.

 


© 2017 - 2025 by NeoCyber.