(Blog) Seminário 2: Bases de Dados Numéricas, Estatísticas e Geográficas


(Blog) Seminário 2: Bases de Dados Numéricas, Estatísticas e Geográficas

Este blog é um aprofundamento acerca de três bases de dados numéricas e nacionais presentes no seminário "Bases de Dados Numéricas, Estatísticas e Geográficas" apresentado pelos alunos (as): Jônatas, Nicole e Thaina. A apresentação é referência base para essa pesquisa que aborda uma breve introdução ao SIDRA - Sistema IBGE de Recuperação Automática, a Fundação Seade - Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados, e ao DIEESE - Departamento Intersindical de Estudos de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos. 

 

Introdução às três siglas: SIDRA, Fundação Seade e DIEESE.

As bases de dados permitem a recuperação de informação por meio da organização e relacionamento delas, entre suas tipologia possíveis estão as bases de dados numéricos que incluem também dados estatísticos em muitos casos, como alguns exemplos desse tipo de fonte de informação no Brasil temos:

  • SIDRA - Sistema IBGE de Recuperação Automática: O SIDRA é um sistema criado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística com objetivo de oferecer acesso aos dados armazenados no seu Banco de Tabelas Estatísticas que armazena dados agregados de suas pesquisas, relacionados ou não com informações de nível territorial, período de tempo e a partir de classificação de qualificadores. Ainda, oferece acesso a essas informações em diferentes formatos, como quadros, gráficos e cartogramas, além de  permitir a personalização de mapas de acordo com o tipo de dado destacado pelo usuário, função utilizada para fins didáticos e não de pesquisa. O sistema teve sua última divulgação de dados no dia 12 de maio de 2022 com os primeiros resultados das  Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais, do Leite e do Couro e Produção de Ovos de Galinha - 1º trimestre 2022, considerando a data da postagem deste blog.

  • Fundação Seade - Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados:  A Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados é uma instituição vinculada à Secretaria de Governo do Estado de São Paulo e juridicamente criada em em 1979, após a aprovação do Decreto n.º 13.161, embora sua concepção como fonte de informação estatística remeta ao final do século XIX pela criação da Repartição da Estatística e Arquivo do Estado (FUNDAÇÃO SEADE, c2021). Ademais, ela é responsável por produzir indicadores sociais, demográficos, econômicos, bem como de saúde e políticas públicas que servem como base para entender a realidade paulistana e as mudanças que a cidade passou ao longo do tempo. Vale ressaltar que apresenta também dados originários de outras fontes como o IBGE, e que realiza parceria com outras instituições para realizar suas pesquisas, como por exemplo com o Cetic.Br.

  • DIEESE - Departamento Intersindical de Estudos de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos: Criado a partir das necessidades dos trabalhadores, o DIEESE é uma base de dados mantida desde sua fundação em 1955 pelo movimento sindical brasileiro, e atualmente conta com o apoio de cerca de 700 associados. Entre as pesquisas que compõem suas bases de dados  há aquelas realizadas pela instituição de forma regular, sendo elas:  desde 1959 o Índice do Custo de Vida da cidade de São Paulo (ICV) e a Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos (PNCBA), a partir de 1980 o Sistema de Acompanhamento de Informações Sindicais (SAIS-DIEESE) e por fim desde 1985 a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED). Além das frentes de pesquisa, a instituição também lida com serviço de assessoria a negociações e na frente educacional, bem como de formação sindical. A atuação do departamento na educação tem como destaque o seu objetivo, conforme o seu Estatuto Social (2015), de promover atividades culturais relacionadas com o mundo do trabalho.

Entre as três plataformas é observável que a Fundação Seade apresenta uma interface mais amigável com o usuário em comparação com as demais, e que o SIDRA, apesar de não apresentar essa qualidade, oferece ao utilizador tutoriais para o auxiliarem durante o uso da  base de dados. Para mais vale destacar as diferentes limitações geográficas das pesquisas de cada instituição, enquanto o SIDRA e a DIEESE abarcam dados nacionais, a Fundação Seade se limita ao nível estadual tendo como região São Paulo. Apesar das diferenças todas apresentam o objetivo de comunicar dados numéricos e estatísticos para diferentes públicos.

 

Referências:

DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICAS E ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS. Estatuto social. São Paulo, 2015. Disponível em: https://www.dieese.org.br/materialinstitucional/estatuto.html. Acesso em: 17 mai. 2022.

 

FUNDAÇÃO SEADE. São Paulo, c2021. Disponível em: https://www.seade.gov.br/. Acesso em: 16 nov. 2022.

 

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. SIDRA - Sistema IBGE de Recuperação Automática. Rio de Janeiro, c2022. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/home/pnadct/brasil. Acesso em: 16 mai. 2022. 

 

SILVA, Jônatas Pontes Dias da. BOTTENE, Nicole Menghini. OLIVEIRA, Thaina Aparecida Corpa da Silva. Bases de Dados Numéricas, Estatísticas e Geográficas. São Paulo, 2022. Apresentação em Powerpoint. 66 slides, color. Disponível em:https://nexus.neoedu.com.br/files/atividades/4214/php4AWGrn_62828045107d87_64149964.pdf. Acesso em: 16 mai. 2022.

 


© 2017 - 2025 by NeoCyber.