Seminário 04: Scopus
Postagem realizada em: 30/05/2022 às 21:28:15
Autor: Thayna Carvalho Gomes
O quarto seminário, com a temática “Bases de dados de grandes grupos editoriais”, foi apresentado pelas estudantes Aila Renata Okada Goulart, Caroline Resende Rodriguez e Vivian Maria Mota Jeronimo, a apresentação foi extensa e detalhada, pontuando contextos históricos, definições, origens, objetivos, ferramentas utilizadas por cada base e diversos exemplos, de modo que o seminário tenha contribuido com a o reforço e ampliação dos temas trabalhados durante a disciplina de Recursos Informacionais II.
Podemos chamar a atenção para o fato de que apenas algumas grandes empresas possuem o monopólio de publicações cientificas, como o caso da Scopus que é da Elsevier. Inclusive quando pesquisamos pela Scopus no Google, o primeiro link disponibilizado para acessar tem em seu texto o termo “Scopus da Elsevier” mostrando a relação que elas possuem.
A Scopus foi lançada em 2004 pela editora Elsevier, ela indexa resumos e citações mas não indexa textos completos. A base faz a busca em periódicos, livros, artigos, anais de eventos, atas e etc. Além disso, a Scopus é multidisciplinar, abrangendo áreas de exatas, artes, humanas, medicinas e outras, sendo então muito útil ao público que deseja fazer uma pesquisa interdisciplinar.
É importante frisar que a Scopus não disponibiliza textos integralmente, e sim uma rede de citações, construída a partir de recursos de análise, assim o usuário pode identificar se um documento é relevante ou não, contribuindo para a argumentação de um estudo, como por exemplo na apresentação de argumentos de uma tese graduação ou pós graduação.
Pesquisar na Scopus não é dificil para quem tem o costume de pesquisar em outras bases de dados, pois ela segue mais ou menos os mesmos modelos de design e também utiliza ferramentas e mecanismos comuns de busca e filtros. Para fazer uma pesquisa é só colocar o termo dentro da caixa de pesquisa, se tiver mais uma palavra é só utilizar aspas que o resultado aparece.
Como na maior parte das bases de dados é possível filtrar os resultados de pesquisa, para facilitar a localização do documento ou da informação buscada, há filtros de temporalidade, autoria, modelo de publicação e outros. Também é possível a utilização de operadores booleanos, como o AND, OR e NOT, ajudando também a especificar melhor os resultados de busca.
Ao clicarmos em algum dos resultados disponibilizados podemos encontrar o resumo do artigo, as citações e as informações do impacto daquele artigo. Chama a atenção os gráficos disponibilizados pela Scopus, que facilitam bastante a compreensão de dados mais quantitativos.
Referências Bibliográficas
MORRETI, I. Scopus (Elsevier): aprenda como pesquisar na base de dados. ViaCarreira. [S.l], 2021. Disponível em: https://viacarreira.com/scopus/. Acesso em: 30 mai. 2022.
GOULART, A. R. O.; RODRIGUEZ, C. R.; JERONIMO, V. M. M.. Bases de dados de grandes grupos editoriais. São Paulo: Recursos Informacionais II, apresentação em power point, 2022.