Seminário 05 - Recursos de Busca da Internet e Plataformas Abertas


O quinto seminário, ministrado pelas discentes Maria Clara da Silva e Maria Inês Rezende, propõe analisar as fontes de informação de acesso aberto, assim como os buscadores de pesquisa. As plataformas de busca se integraram de forma tão profunda na vida cotidiana que se torna uma tarefa desafiadora descrevê-los. De acordo com a Wikipédia, as ferramentas de busca são " um programa desenhado para procurar palavras-chave fornecidas pelo utilizador em documentos e bases de dados. No contexto da internet, um motor de pesquisa permite procurar palavras-chave em documentos alojados na world wide web, como aqueles que se encontram armazenados em websites." Desta forma, realizam a recuperação de dados por associação com termos gerais inseridos na caixa de pesquisa.

As plataformas de acesso aberto, comumente conhecidas como Open Source, baseiam-se na disponibilização gratuita à suas ferramentas de busca, assim como possibilitam a customização e interação direta do usuário com a estrutura do site. Em certos casos, o código-fonte da página pode ser alterado.

Dentre os recursos apresentados, destacam-se os buscadores ecológicos, que operam sob a lógica de compensar os recursos naturais (especialmente na produção de energia) gastos na operacionalização da plataforma a partir de medidas de reflorestamento ou de uso de fontes alternativas de energia para manter as máquinas e servidores online. Um desses buscadores é o Ecosia, uma startup alemã fundada em 2009 que se propõe a doar parte das receitas geradas a instituições parceiras que atuam em projetos de reflorestamento em diversas partes do mundo, incluindo o Brasil.

 

 

REFERÊNCIAS:

WIKIPEDIA. Motor de busca. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_de_busca. Acesso em: 09 jun. 2022.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.