06/06 - Post Seminário 5 - Ferramentas de busca


Os recursos de busca na internet é uma das ferramentas mais utilizadas pelos usuários da rede, se tornando uma forma de encontrar respostas e informações sobre qualquer temática em segundos, mesmo que na prática, como o recurso utiliza de plataformas e sites disponíveis na internet, nem sempre traz fatos verdadeiros, o que passou a ser um grande tema de discussão nos últimos anos. Uma das ferramentas de busca mais usadas mundialmente é o Google, que deu nome até à expressão “googlar”, que significa usar uma ferramenta de busca  para acessar alguma informação específica rapidamente, normalmente sendo usada para tirar alguma “dúvida”. Logo, pode-se ver como o uso desse tipo de recurso está intrinsecamente ligada ao cotidiano das pessoas e como os resultados mostrados carregam tamanha responsabilidade. 

O funcionamento dessas ferramentas ocorre a partir da análise de indexadores nas páginas da web que coincidem com o que o usuário utilizou na pesquisa. Os termos indexados nos mais diversos sites e plataformas, normalmente, não seguem nenhum tipo de padrão, logo muitas vezes se utiliza termos incoerentes com a temática e, também, ocorre ao usuário ter que fazer uma nova busca para encontrar a resposta mais adequada a sua busca, quando usa termos mais generalizados. Vale ressaltar que as ferramentas de busca sendo parte de um sistema computacional opera através de comandos, logo, há algumas formas de tornar a busca mais específica e filtrar os resultados de forma simples, sem, necessariamente, fazer uma busca avançada, utilizando, por exemplo, dos operadores booleanos ou simplesmente fazer a busca somente com palavras chaves, sem conjunções, artigos ou palavras extremamente genéricas e superficiais. 

Sendo assim, é importante se atentar aos resultados das buscas e sempre fazer a pesquisa o mais imparcial possível, para evitar uma busca “tendenciosa” em que se recolhe somente informações tendenciosas e muitas vezes usadas de forma inconsequente.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.