Seminário 5 - Pinterest


O seminário 5 “Recursos de Busca da Internet e Plataformas Abertas” apresentado pelas colegas Denise e Thayna foi exposto de maneira minuciosa com bastante exemplos e teorias que deixaram clara a compreensão do assunto trabalhado.

Resolvi explorar um buscador de imagens conhecido como Pinterest, plataforma de descoberta visual. Nessa plataforma é possível fazer postagens de conteúdos e salvar aqueles que te interessa, ou inspira. É possível salvar e organizar os Pins em pastas e compartilhar com quem quiser.

O algoritmo da plataforma vai, no seu feed inicial, mostrar Pins, pessoas e marcas que podem ser de seu interesse, com base na sua atividade recente e vai mostrar Pins de pessoas e pastas que você escolhe seguir. Para fazer buscas, basta digitar uma palavra-chave ou usar sua câmera para encontrar ideias relevantes para suas fotos e afunilar os resultados de beleza por gama de tons de pele ou tipo de cabelo.

Um pin pode conter vários links ligados a ele, como um website. Há ícones de salvar, mandar mensagens e compartilhar. Por isso, é considerado uma rede social. Seu desenvolvimento começou em dezembro de 2009, e foi lançado em beta fechado, em março de 2010. Atualmente está operando em beta aberto, sendo necessária a solicitação de um convite requisitada por endereço de email.

Como as infinitas postagens inspiram ideias e criatividade dos usuários, os comerciantes passaram a utilizar tal rede para anunciar seus produtos e ter um alcance maior de vendas. É uma espécie de vitrine virtual, onde comerciantes, principalmente do ramo da moda, expõem seus produtos para que os utilizadores do serviço compartilhem de forma rápida os produtos que lhe agradam. Graças a isto, os comerciantes aumentaram o tráfego de usuários em seus websites, e consequentemente o volume de vendas através do meio virtual. (WIKIPEDIA, 2022).

Referências:

PINTEREST. Wikipedia, 2022. https://pt.wikipedia.org/wiki/Pinterest

PINTEREST. https://br.pinterest.com/

 


© 2017 - 2025 by NeoCyber.