Aula 30/05 - Qualis Periódicos e Plataforma Sucupira: avaliação da pós-graduação brasileira


A aula do dia 30/05 foi dedicada ao seminário sobre as “Bases de Dados dos grandes grupos editoriais” e, entre as discussões resultantes, conversou-se sobre o fluxo de publicação dos periódicos científicos, com destaque para o papel dos editores e pareceristas, e sobre os critérios de indexação de artigos e periódicos nestas bases de destaque. Neste sentido, nossa proposta é buscar maiores informações sobre os procedimentos de avaliação dos periódicos das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O “Qualis Periódicos” é um sistema utilizado pela Capes para classificar a produção científica dos programas de pós-graduação; afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção (artística, por exemplo), a partir da análise de qualidade dos periódicos científicos, trata-se, portanto, de uma avaliação indireta. O processo é baseado nas informações fornecidas pelas IES – por meio do módulo “Coleta Capes” - e como resultado disponibiliza uma lista com a classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção.

A classificação de periódicos é realizada pelos Coordenadores - acadêmicos indicados por seus pares para um período de três anos - das 49 Áreas de Avaliação, segundo critérios previamente definidos para cada área. A atualização da lista Qualis Periódicos ocorre anualmente - sendo que apenas as revistas com produção no ano-base e informadas pelos Programas de Pós-Graduação são classificadas - e enquadra os títulos em estratos indicativos de qualidade: A1, mais elevado; A2; A3; A4; B1; B2; B3; B4; C – peso zero (conforme “Classificação de 2017-2020”).

Em 2019, uma nova metodologia de avaliação, que busca critérios mais objetivos que permitam uma comparação mais equilibrada entre áreas, foi apresentada. Em relação a esta, ainda em fase de aprimoramentos, a própria Diretoria de Avaliação montou uma lista de periódicos pré-classificados definidos como Qualis Referência e entre os princípios em que se baseia figura o uso combinado de indicadores bibliométricos - basicamente consideram o número de citações do periódico das bases Scopus (CiteScore), Web of Science (Fator de Impacto) e Google Scholar (índice h5) - além de atentar-se para a internacionalização.

As informações do Qualis-Periódicos disponíveis no site da Capes referem-se ao modelo antigo de avaliação e a consulta é feita por meio da “Plataforma Sucupira - homenagem ao professor Newton Sucupira, que institucionalizou a pós-graduação brasileira nos moldes atuais - ferramenta online do Sistema Nacional de Pós-Graduação para coletar informações sobre os programas, realizar análises, avaliações e servir como base de referência.

A Plataforma Sucupira agrupa variados recursos: Conheça a Avaliação; Cursos avaliados e reconhecidos; Coleta Capes; Avaliação Quadrienal 2017-2020; Aplicativo para Propostas de Cursos Novos; Projetos de Cooperação entre Instituições; Qualis; Dados Estatísticos.

No módulo “Conheça a Avaliação”, tópico Avaliação e subtópico Páginas das Áreas, encontramos as 49 áreas de avaliação, as quais são agregadas em dois níveis, sendo o primeiro nível o dos Colégios e o segundo o das Grandes Áreas:

  • COLÉGIO DE CIÊNCIAS DA VIDA: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde.
  • COLÉGIO DE HUMANIDADES: Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Linguística, Letras e Artes.
  • COLÉGIO DE CIÊNCIAS EXATAS, TECNOLÓGICAS E MULTIDISCIPLINAR: Ciências Exatas e da Terra; Engenharias; Multidisciplinar.

Encontramos a área de “Ciência da Informação” – a qual abrange Arquivologia, Biblioteconomia e Teoria da Informação - sob “Comunicação e Informação”, a qual se encontra, por sua vez, subordinada a Grande Área das “Ciências Sociais Aplicadas” e ao “Colégio de Humanidades”.

Para finalizar, da exploração da ferramenta “Cursos avaliados e reconhecidos” – mestrado profissional, mestrado (acadêmico) e doutorado - cujas informações podem ser filtradas por área de avaliação, nota e região, gostaríamos de compartilhar que, para a pesquisa por nota dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação, encontramos os dois programas da Universidade de São Paulo (USP) - Ciência da Informação e Gestão da Informação – avaliados com a nota 4. E, ainda para Ciência da Informação, sob a nota máxima, 7, não há nenhum curso classificado, e cursos com nota igual ou superior a 3 são recomendados pela CAPES ao reconhecimento (cursos novos) ou renovação do reconhecimento (cursos em funcionamento) pelo Conselho Nacional de Educação CNE/MEC.

 

Referências

AGUIA – AGÊNCIA USP DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO ACADÊMICA. Periódicos Qualis CAPES.

Disponível em: https://www.aguia.usp.br/apoio-pesquisador/escrita-publicacao-cientifica/selecao-revistas-publicacao/qualis-periodicos/. Acesso em: 27 de jun. de 2022.

CAPES. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br. Acesso em: 27 de jun. de 2022.

PLATAFORMA SUCUPIRA. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/. Acesso em: 27 de jun. de 2022.

 


© 2017 - 2025 by NeoCyber.