AARON SWARTZ - Seminário Big Data, IA e Ciência da Informação.
Postagem realizada em: 29/06/2022 às 20:33:03
Autor: Fernanda Inayá Martins
O começo do seminário do grupo 06 me fez lembrar de Aaron H. Swartz, um ativista pelo acesso livre à informação, pois ele via e entendia que os dados, as informações, são de direito fundamental à todos. Aaron foi um programador, escritor, organizador político e ativista na internet (como já citado anteriormente).
A história de Swartz é relevante a partir do momento em que ele deu sua liberdade. No ano de 2011 ele foi preso depois de usar a rede do MIT para colocar a disposição, cabe ressaltar gratuitamente, um grande volume de artigos da revista científica JSTOR. Ele foi acusado pelos federais americanos de invasão de computadores, recebendo uma sentença de 35 anos de reclusão e uma multa de mais de um milhão de dólares. Anteriormente ele já havia enfrentado um processo por distribuir informações de domínio público que tinham seu acesso também restrito.
Em 2013, aos 26 anos de idade, Aaron Swartz foi encontrado morto e seu caso rendeu diversos debates sobre o acesso à informação. Gostaria de citar que foi através do ativismo de Swartz e seu incansável desejo de que todos tivessem acesso irrestrito à informação que, o jovem americano Jack Andraka conseguiu criar uma ferramenta inovadora para a oncologia (um teste simples e barato que consegue diagnosticar câncer de pâncreas em estágio inicial, entre outras doenças).