Breve História dos Computadores

A história do computador começa com a necesssidade de calcular grandes números de uma maneira rápida. A primeira calculadora foi o Ábaco, que possui 5.000 anos aproximadamente. Essa "calculadora" proporcionou fazer contas com vários dígitos rapidamente.
Outra "máquina" que se destaca na realização de cálculos é a Pascalina, projetada por Blaise Pascal em 1642. Essa foi a precursora das calculadoras mecânicas. Poucos séculos depois, surgiam os cartões perfurados, para automatização de máquinas, e também utilizado em máquinas de calcular, como a de Charles Babbage em 1822. Com ela era possível fazer funções trigonométricas e logarítmos, e foi chamada de máquina diferencial.
Em 1890, os cartões perfurados foram aperfeiçoados por Hermann Hollerith, que apurou o censo dos Estados Unidos. Com esse aperfeiçoamento, as estatísticas do censo podiam ser finalizadas em três anos, tempo record para época.
Hollerith, formou uma companhia chamada TMC- Tabulation Machine Compan , que na década de 1920 juntou-se com outras companhias e se tornou a International Business Machine (IBM).
Nessa épca, Claude Shannon estava estudando qual a melhor forma para codificar a informaçõa que um emissor iria transmitir ao receptor, publicando um artigo " A Mathematical Teory of Comunication" em que o co-autor era Warren Weaver.
Com a Segunda Grande Guerra, as necessidades de calcular com rapidez e precisão aumentaram consideravelmente, e houve um grande investimento de empresas desse ramo para a construção de novas máquinas. Surgem computadores gigantescos, como MARK I, que possuia 15 metros de comprimento e 2,5 de altura, elaborado pela Universidade de Harvard. Assim, apareceram outros computadores cada vez menores, mas ainda eram enormes para nossos padrões de hoje.
Em 1951, surge no Reino Unido o primeiro computador comercial, o LEO, Lyons Eletronic Office, que foram exportados para a Austrália, África do Sul e Checoslováquia. Era constituído por 5.000 válvulas e tinha capacidade limitada de 2.048 ordens ou números curtos.
No ínicio da década de 1960 os chips tomaram o lugar das válvulas, e assim os computadores podiam efetivamente serem chamados de pequenos.
Agora, um único chip  era capaz de conter todas as partes necessárias de um processador central.

Em 1975, os estudantes William Gates e Paul Allen criam o primeiro software para microcomputador e, anos mais tarde, fundaram a Microsoft, uma das mais bem sucedidas companhias de software para microcomputadores.

Dessa época em diante, a evolução do computador é cada vez mais rápida, e a ainda não sabemos onde tanta tecnologia a criatividade irá nos nos levar. Mas é fato que hoje não vivemos sem essa máquina que, nem de longe se parece com o que ela foi a décadas atrás.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.