HISTÓRICO DA INTERNET

 

 

 

Ü     1969

 

A história da Internet tem origem na Califórnia, em 1969 (durante a Guerra Fria entre EUA e URSS) com a ARPANET, que é uma criação da ARPA (atual DARPA – Defense Advanced Research Projects Agency) que é a Agência de Projetos e Pesquisas Avançadas do Departamento de Defesa dos EUA, pioneira nas pesquisas de redes de comutação de pacotes (packet switching).

O objetivo era permitir que engenheiros e cientistas que trabalhavam em projetos militares, pudessem compartilhar computadores de grande porte (mainframes de altíssimo custo) além de outros recursos e, onde a preocupação era evitar que qualquer computador da rede, mesmo que desconectado, mantivesse a estabilidade de todo o sistema restante. O passo seguinte foi o desenvolvimento do correio eletrônico (e-mail) que possibilitou o intercâmbio de informações rapidamente, transformando a rede num novo canal de comunicação.

Em dezembro de 1969 essa pesquisa levou a uma rede experimental com quatro nós que entrou no ar e tem estado em operação desde então, tendo subseqüentemente crescido para diversas centenas de computadores espalhados pelo mundo.

 

Ü     1972

 

A ARPANET utilizava a rede telefônica normal através do sistema de aluguer de circuitos. Os iniciais quatro nós da rede forma ampliados para trinta em agosto de 1972. Considera-se esta data como o marco para início da atividade da

primeira comunidade virtual.

 

 

Ü     1973

 

Entre 1973 e 1978 uma equipa de investigadores coordenada por Vinton Cerf no SRI (Stanford) e Robert Kahn na DARPA desenvolveram um protocolo que assegurava a interoperacionalidade e interconexão de redes diversas de computadores. Este protocolo denominou-se TCP/IP (Transmission Control Protocol e Internet Protocol) que substituiu totalmente o NCP em 1983.

 

 

Ü     1975

 

Entretanto o controlo da ARPANET foi transferido, em 1 de Julho de 1975, para a US Defense Communications Agency conhecida pela sigla DISA (Defense Information Sistems Agency). A operacionalidade e controle da ARPANET eram então totalmente executados pela Secretaria de Estado da Defesa dos USA.

A DARPA financiou também projetos que permitissem a utilização da técnica de comutação de pacotes para navios em navegação e unidades móveis terrestres que dispusesse de meios rádio. Este financiamento deu origem à construção da rede local Ethernet que para além da utilização do rádio também suportava a transmissão por cabos coaxiais. Entre 1975 e 1985 foram criadas várias redes de comunicação de dados utilizando fontes de financiamento diferentes, como por exemplo  UUCP, USENET, BITNET.

 

 

Ü     1977

 

Em julho de 1977, Vinton Cerf e Robert Kahn realizaram uma demonstração do protocolo TCP/IP utilizando três redes ARPANET – RPNET – STATNET.

Considera-se que foi nessa demonstração que nasceu a Internet.

 

 

Ü     1980

 

Por volta de 1980, a DARPA apresentou uma arquitetura de rede e um conjunto de protocolos oficialmente chamado “TCP/IP Internet Protocol Suitee também conhecido por TCP/IP (os nomes dos seus dois principais protocolos). Este conjunto de protocolos serviu como base para o desenvolvimento de outros protocolos que juntos definem detalhes de como computadores devem ser interligados, além de uma série de convenções para interconexão de redes e roteamento de tráfego. O Departamento de Defesa, juntamente com outros órgãos do governo dos EUA, passou a exigir esse padrão como obrigatório para comunicação entre seus diversos sistemas. Isso fez com que os fabricantes implementassem essa arquitetura de comunicação em seus equipamentos, para que pudessem ser oferecidos ao governo norte americano (na época um dos maiores consumidores de equipamentos de informática).

 

 

 

 

Ü     1983

 

Após a tecnologia da  ARPANET  ter-se revelado confiável, através de anos de funcionamento, foi formada uma rede militar, a MILNET, por volta de 1983, utilizando-se da mesma tecnologia. Também foi criada na Europa uma extensão da MILNET, chamada MINET. A MILNET e a MINET foram ligadas à ARPANET, mas o tráfego

entre as partes é fortemente controlado. Duas redes por satélite, a SATNET e WIDEBAND, também foram ligadas posteriormente. Dado que muitas das universidades e empreiteiras do governo na ARPANET possuem suas próprias LANs, eventualmente também estas foram conectadas aos IMPs (Interface Message Processors), levando à ARPA Internet (inter rede ARPA), com milhares de hosts

(estações) e bem mais de 100.000 usuários.

 

 

 

 

Ü     1984

 

Em 1984 foi a vez da Fundação Nacional da Ciência (National Science Foundation), outro órgão do governo dos EUA estabelecer sua rede, a NSFNET. Essa foi a solução encontrada para ligar cinco centros de supercomputadores e fazer com que a informação fosse acessível, com facilidade, por quem dela necessitasse. Logo o sistema foi aberto a instituições educacionais, empregados do governo e órgãos de pesquisa.

 

 

 

Ü     1990

 

Em 1990, o Departamento de Defesa dos USA desmantelou a ARPANET a qual foi substituída pela rede da NSF, que foi rebatizada de NSFNET.

 

Ü     1994

 

Em 1994 a NSFNet foi renomeada ANSNET (Advanced Networks Service -Serviço de Redes Avançadas).

Bibliografia

BÖGER, Davi da S. Histórico e Evolução das Redes de Comunicação de Dados e Computadores. Disponível em:http://www.inf.ufsc.br/~dsboger/aula/06_2/ine5324/hist_comunicacao.pdf. Acesso em: 17 mar/2008.

MUSEU VIRTUAL DE INFORMÁTICA. Breve história da Internet. Disponível em: http://piano.dsi.uminho.pt/museu/INTERNET.PDF. Acesso em: 17 mar/2008.

TURATTI, Luiz Gustavo. Guia do Professor para a Internet. Cempem: Campinas, 2000. Disponível em: http://www.cempem.fae.unicamp.br/lapemmec/cursos/fe190/hpalunos/turatti/arquivos/fe190_guiainternet.pdf. Acesso em: 17 mar/2008.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.