Postagem realizada em: 19/03/2008 às 12:34:36 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Marcileia Aparecida de Paula
Atividade 2
Herman Hollerith: o fundador da maior empresa de computadores do mundo
Herman Hollerith nasceu em 1860, em Nova Iorque. Em 1879 formou-se engenheiro pela Universidade de Columbia tornando-se assistente do National Census Office (NCO), onde ajudou a compilar as estatísticas demográficas norte-americanas de 1880.
Naquela época, o trabalho de compilação das estatísticas era feito a mão, o que fez com que o cálculo do censo de 1880 demorasse dez anos para ficar pronto.
Dessa forma, consciente de que era preciso pensar num modo mais dinâmico de fazer o recenseamento, Hollerith deixa o NCO em 1883 e passa a trabalhar no Departamento de Patentes, em Washington.
A primeira idéia que Hollerith teve foi a de codificar informação numa fita contínua de papel que era marcada a tinta e dividida em "campos". Tais campos representavam grupos diferentes como, por exemplo, negros ou brancos. A demarcação funcionava da seguinte forma: um furo no campo negro/branco significava que a fita trazia os dados de uma pessoa da raça negra. A falta do furo em tal campo representava uma pessoa de cor branca.
As primeiras patentes para essa invenção foram obtidas em 1884 e, cinco anos após (1889) Hollerith aperfeiçoou a sua primeira idéia, substituindo a fita de papel contínua por cartões individuais para cada indivíduo. Conta-se que esses cartões tinham o tamanho da cédula de 1 dólar porque o equipamento que foi adaptado para o cálculo das informações tinha sido criado para a confecção de dinheiro. Os furos tinham uma largura de 6mm e, assim, muita informação podia ser registrada em um único cartão.
Essas informações ("os furos") eram lidas por uma máquina que possuía uma tabuladora que dispunha de uma estação de leitura equipada com uma ferramenta que se parecia com uma espécie de pente metálico onde cada dente era conectado a um circuito elétrico. Cada cartão era colocado sobre uma taça que continha mercúrio e que também estava conectada ao mesmo circuito elétrico do pente. Os dentes do pente que atravessavam os furos, ou seja, que se encaixavam em cada uma das perfurações, fechavam o circuito elétrico que, por sua vez, acionava os respectivos contadores. Esse método permitia que um operador treinado processasse de 200 a 300 cartões por hora.
Através da substituição que Hollerith fez, deixando de usar as fitas contínuas e passando a utilizar os cartões individuais, foi possível passar a fazer uma contabilização específica ou genérica da informação porque o método antigo produzia apenas um total geral, enquanto que o novo método possibilitava que fossem feitas combinações, podendo-se descobrir, por exemplo, o número de mulheres brancas com 80 anos que viviam em Nova Iorque.
Ainda em 1889 seu sistema foi escolhido, pela Bureau of Censures para a compilação das informações para o censo do ano seguinte. Seu invento foi tão eficiente (para os padrões da época) que o cálculo das informações deste censo (1890) demorou apenas 2 anos para ficar pronto, demonstrando que a população da época era de 56 milhões de pessoas. Para a realização desse trabalho, Hollerith cobrou do governo uma taxa de 65 cents para o processamento de cada conjunto de mil cartões.
No decorrer desse processo, Hollerith foi crescendo profissionalmente o que fez com que, em 1896, ele abrisse seu próprio negócio que foi denominado de Tabulating Machine Company. Os maiores centros de censo do mundo alugavam seus equipamentos e compravam seus cartões.
Em 1911 ele abre, sob a direção de Thomas J. Watson, a Computing Tabulating Recording Corporation que, em 1924 é renomeada como International Business Machines (IBM).
Herman Hollerith foi um importante precursor para a dinamização de atividades que envolvem a idéia de processamento de dados que hoje tem fundamental importância nas atividades de exploração espacial, produção e aproveitamento de energia nuclear e em inúmeros outros campos da ciência e da indústria.
Devido ao constante e rápido desenvolvimento, a IBM criou em 1949 a IBM World Trade Corporation, uma subsidiária inteiramente independente, cujo objetivo era aumentar vendas, serviços e produção fora dos Estados Unidos. Suas atividades se estendem hoje por mais de 150 países tendo laboratórios de desenvolvimento instalados em países como França, Alemanha, Espanha, Itália, Holanda, Suécia, Inglaterra, Brasil, Argentina, Colômbia, México, Canadá, Austrália e Japão.
Referência Bibliográfica:
CLUB OLD BITS. Disponível em: <http://ftp.mma.com.br/precursores/herman_hollerith.htm>. Acesso em: 19 mar. 2008.
IBM BRASIL. Disponível em: <http://www.ibm.com/br/ibm/history/>. Acesso em: 19 mar. 2008.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE. Disponível em: <http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/HermaHol.html>. Acesso em: 19 mar. 2008.
WIKIPÉDIA. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Herman_Hollerith>. Acesso em: 19 mar. 2008.