Atividade 2 – Recursos Informacionais II

Prof.ª Dra.ª Brasilina Passarelli

 

Histórico de Blaise Pascal, Charles Babbage e George Boole.

 

Se realmente existe vida após a morte, essas três personalidades devem estar... “embasbacadas” com sua contribuição para a tecnologia de nosso século.

 

Blaise Pascal

 

Pascal, filósofo, físico e matemático, nasceu em Clermont-Ferrand, em 19 de junho de 1623, era filho de Étienne Pascal, presidente da Corte de Apelação, e de Antoinette Bégon. Foi educado sob forte influência religiosa e escreveu algumas obras religiosas. Em Paris dedicou-se ao estudo da matemática. Em Rouen, realizou as primeiras pesquisas no campo da física. Deduziu as 32 proposições de geometria estabelecidas por Euclides. Aos 16 anos escreveu Essay pour les coniques, ou, Tratado sobre as cônicas, com o teorema de Pascal. Especialista em cálculos infinitesimais, aos 19 anos, cria uma máquina de somar chamada La Pascaline (1642). Foi a primeira calculadora mecânica e encontra-se no Conservatório de Artes e Medidas de Paris.

 

La Pascaline 

Pascal pretendia construir uma máquina que realizasse as quatro operações fundamentais. O instrumento utilizava uma agulha para mover as rodas, e um mecanismo especial levava dígitos de uma coluna para outra. Pascal recebeu uma patente do rei da França para que lançasse a calculadora no comércio. O engenho, apesar de útil, não obteve aceitação. Esse invento foi um prenúncio do que seriam as calculadoras modernas. Pascal tinha apenas 21 anos de idade quando desenvolveu este projeto.

 

Em 1634 publica o Traité du triangle arithmétique. Junto com Pierre de Fermat estabelece as bases da teoria das probabilidades e da análise combinatória. Abandona as ciências para dedicar-se à teologia. Seus principais livros filosófico-religiosos são Les Provinciales (1657) e Pensées (1670). Morre em 1662.

 

 

Charles Babbage, (1791-1871). Nasceu em Teignmouth, Devon. Cientista, matemático e inventor inglês, foi o criador do projeto do primeiro computador mecânico de uso geral – a máquina analítica. Era professor de matemática na University of Cambridge quando desenvolveu este projeto (1834). Como esse invento exigia técnicas avançadas e caras nunca foi construída. Publicou diversos artigos sobre matemática, estatística, física e geologia. Também colaborou para a modernização do sistema de código postal inglês, além de ser o primeiro matemático que conseguiu colocar em desuso a cifra de Vigenère, utilizando métodos de cripto-análise (análise de frequência). Considerado o pai da computação, morre em 1871.

Entre 1985 e 1991, o Museu de Ciência de Londres construiu outra de suas invenções inacabadas, a máquina diferencial 2, usando apenas técnicas disponíveis na época de Babbage.

 

“A Máquina Analítica deveria possuir uma seção denominada "moinho" e uma outra denominada "depósito," ambas compostas de rodas dentadas. O depósito poderia reter até cem números de quarenta dígitos de uma só vez. Esses números ficariam armazenados até que chegasse sua vez de serem operados no moinho; os resultados seriam então recolocados no depósito à espera de uso posterior ou chamada para impressão. As instruções seriam introduzidas na máquina analítica por meio de cartões perfurados.”

 

Augusta Ada King, Condessa de Lovelace (1815 -1852) é conhecida por ter escrito um programa que poderia utilizar a máquina analítica de Charles Babbage. É também conhecida como a primeira programadora da história. No período que esteve envolvida com o projeto de Babbage, ela desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina computar os valores de funções matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina analítica.

 

George Boole

 

Boole nasceu em Lincoln - Inglaterra em 2 de Novembro de 1815. Filho de um sapateiro, teve formação básica na escola primária da National Society e é um dos fundadores da lógica matemática utilizada nos computadores atuais.
Autodidata, fundou aos 20 anos de idade a sua própria escola e dedicou-se ao estudo da matemática. Em 1840 publicou o seu primeiro trabalho original e em 1844 foi condecorado com a medalha de ouro da Royal Society pelo seu trabalho sobre cálculo de operadores.
Em 1847 publica um volume com o título The Mathematical Analysis of Logic em que introduz os conceitos de lógica simbólica demonstrando que a lógica podia ser representada por equações algébricas. Este trabalho é fundamental para a construção e programação dos computadores eletrônicos.
Na Álgebra de Boole existem apenas três operadores E, OU e NÃO (AND, OR, NOT). Estas três funções são as únicas operações necessárias para efetuar comparações ou as quatro operações aritméticas base.
Em 1937, cerca de 75 anos após a morte de Boole, Claude Shannon, estudante no MIT - Boston, USA - estabeleceu a relação entre a Álgebra de Boole e os circuitos eletrônicos transferindo os dois estados lógicos (SIM e NÃO) para diferentes diferenças de potencial no circuito. Morreu em 1864, um século antes da revolução do microcomputador.
Atualmente todos os computadores usam a Álgebra de Boole materializada em microchips que contêm milhares de interruptores miniaturizados combinados em portas (gates) lógicos que produzem os resultados das operações utilizando uma linguagem binária.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.