Postagem realizada em: 31/03/2008 às 11:07:39 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Ivania Santos de Souza
Biblioteca Virtual
Existem vários conceitos do que seja realmente uma biblioteca virtual, ou como chamam alguns, biblioteca do futuro. Segundo Landoni (apud MARCHIORI), as bibliotecas são divididas em três períodos: a biblioteca tradicional, que vai desde Aristóteles até o inicio da automação; a biblioteca moderna, que é automatizada e utiliza-se dos computadores para a realização de serviços básicos como a catalogação; e por fim a biblioteca eletrônica, que é a biblioteca do futuro, onde os textos estão integralmente disponibilizados on-line.
Já para Baker (apud MARCHIORI), devido ao advento da tecnologia, surgiram quatro tipos de bibliotecas: as polimídias (bibliotecas que armazenam a informação em variados tipos de mídias ou suportes); a biblioteca eletrônica (onde os processos básicos são de natureza eletrônica, como a construção de índices on-line, busca de textos completos, etc.); a biblioteca digital (a informação encontra-se apenas na forma digital, podendo existir em meios diferentes de armazenagem, como em discos magnéticos e ópticos, permitindo assim o acesso à informação em locais específicos e remotamente por meio de computadores); e a biblioteca virtual (depende da tecnologia da realidade virtual, onde um software reproduz o ambiente de uma biblioteca, criando uma interação).
As bibliotecas virtuais foram construídas aos poucos, de acordo com o desenvolvimento da tecnologia que forneceu ferramentas para a sua criação. Desde o controle de inventários e circulação, passando pela criação de catálogos eletrônicos e a automação de atividades de indexação, até a utilização da Internet.
Para alguns autores, uma biblioteca virtual é aquela que simula uma realidade de uma biblioteca tradicional, onde é possível caminhar por ela, retirar os livros das estantes, lê-los, causando assim, uma interação do usuário com a biblioteca. Outros definem biblioteca virtual sendo aquela que permite ao usuário o acesso a bibliotecas e base de dados remota, utilizando-se para tal, o catálogo on-line local ou uma rede de computadores, podendo com isto pesquisar em outros tipos de bases de dados e ter acesso a textos completos. Neste caso, a única ferramenta básica para a constituição de uma biblioteca virtual é a existência de uma rede de comunicação como a Internet.
Numa biblioteca virtual, o lugar onde se localiza o documento não tem mais tanta importância. O que passa a ter valor é a acessibilidade e a confiabilidade da informação.
Algumas características da biblioteca virtual são: acesso remoto pelo usuário por meio de um computador conectado a rede, a utilização de um mesmo documento por mais de uma pessoa ao mesmo tempo, acesso ao texto completo de documentos, utilização de diversos recursos como som, imagem, texto, etc., acesso on-line a outras fontes de informação externa como museus, instituições, bancos de dados, entre outros.
Há alguns obstáculos a serem superados pela biblioteca virtual, como por exemplo os aspectos legais e éticos, de licença autoral. Também há a questão dos recursos financeiros, como a aquisição de novos equipamentos, o custo de assinaturas e taxas de acesso a bases de dados, licenças, manutenção e treinamento de funcionários.
Alguns dos aspectos positivos são: a preservação dos documentos, através da digitalização destes, bem como da possibilidade de personalizar o documento acessado, como manipular o tamanho, a cor, a letra etc.