Postagem realizada em: 31/03/2008 às 20:19:46 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Geni A Toffoli
A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. A Internet é a principal das novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs). Os tipos de conexão mais utilizados são o acesso discado ou por banda larga por meio de cabos (como ADSL, ISDN), acesso dedicado, sem fio, (Wi-Fi) por satélite ou por telefones celulares 3G.
A internet começou a tomar corpo no período da guerra fria – décadas de 60 e 70, ocasião em que se desenvolve, pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, um sistema para que seus computadores militares pudessem trocar informações entre si, de uma base militar para outra e que mesmo em caso de ataque nuclear os dados fossem preservados. Assim surgiu a ARPANET, o antecessor da Internet, que através de um sistema conhecido como chaveamento de pacotes - um esquema de transmissão de dados em rede de computadores no qual as informações são divididas em pequenos “pacotes”. Estes, por sua vez, contém trecho dos dados, o endereço do destinatário e informações que permitiam a remontagem da mensagem original.
Este sistema garantia a integridade da informação em caso de ataque, pois o tráfego nela poderia ser automaticamente encaminhado para outras conexões. Sua eficácia foi realmente testada durante a Guerra do Golfo em 1991, pois o Iraque utilizava o mesmo sistema.
Devido ao sucesso do sistema criado pela ARPANET, as redes voltaram-se para as pesquisas científicas das universidades, o que provocou dificuldades administrativas do sistema, devido à demanda crescente de utilização por parte das instituições universitárias. Dividiu-se então este sistema em dois grupos, a MILNET, que possuía as localidades militares e a nova ARPANET, que possuía as localidades não militares.
A mesma lógica se deu com a Internet .Um esquema técnico denominado Protocolo de Internet (Internet Protocol) permitia que o tráfego de informações fosse caminhado de uma rede para outra. Todas as redes conectadas pelo endereço IP na Internet comunicam-se para que todas possam trocar mensagens. Através da National Science Foundation, o governo norte-americano investiu na criação de backbones (que significa espinha dorsal, em português), que são poderosos computadores conectados por linhas que tem a capacidade de dar vazão a grandes fluxos de dados, como canais de fibra óptica, elos de satélite e elos de transmissão por rádio. Além desses backbones, existem os criados por empresas particulares. A elas são conectadas redes menores, de forma mais ou menos anárquica. É basicamente isto que consiste a Internet, que não tem um dono específico.
O que hoje forma a Internet, começa então em 1969 como a ARPANET, criada pela ARPA, sigla para Advanced Research Projects Agency, ou Agência de Pesquisa de Projetos Avançados, uma subdivisão do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Em Janeiro de 1983, a ARPANET mudou seu protocolo de NCP para TCP/IP. Em 1985 surge o FTP.
Contudo, a Internet como hoje conhecemos, com sua interatividade, como arcabouço de redes interligadas de computadores e seus conteúdos multimídia, só se tornou possível pela contribuição do cientista Tim Berners-Lee e ao CERN, Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire - Centro Europeu de Pesquisas Nucleares, que criaram a World Wide Web, inicialmente interligando sistemas de pesquisa científicas e mais tarde acadêmicas, interligando universidades; a rede coletiva ganhou uma maior divulgação pública a partir dos anos 1990. Em agosto de 1991, Berners-Lee publicou seu novo projeto para a World Wide Web, dois anos depois de começar a criar o HTML, o HTTP e as poucas primeiras páginas web no CERN, na Suíça.
Para o funcionamento da Internet existem três camadas de protocolos - termo usado para um conjunto de informações ou dados que passam por um preparo para serem repassados a outros programas. Há o Protocolo de Internet (Internet Protocol), que define datagramas ou pacotes que carregam blocos de dados de um nó da rede para outro; o TCP, UDP e ICMP, protocolos no qual os dados são transmitidos. O TCP é capaz de realizar uma conexão virtual, fornecendo certo grau de garantia na comunicação de dados; os protocolos de aplicação, que definem mensagens específicas e formatos digitais comunicados por aplicações. Alguns dos protocolos de aplicação mais usados incluem DNS (informações sobre domínio), POP3 (recebimento de e-mail), IMAP (acesso de e-mail), SMTP (envio de e-mail), HTTP (dados da WWW) e FTP (transferência de dados).
A ICANN é a entidade que coordena a distribuição de identificadores únicos na Internet, incluindo nomes de domínio, endereços IP, portas de protocolos e números de parâmetros é a ICCAN, localizada em Marina del Rey (Califórnia, Estados Unidos).
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Internet