Postagem realizada em: 04/04/2008 às 13:59:34 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Marcileia Aparecida de Paula
Atividade 3
Tema elegido: Softwares
Software Livre (Free Software): é o software disponível com licença para que qualquer pessoa possa usá-lo, copiá-lo e distribuí-lo, seja na sua forma original ou com modificações, seja gratuitamente ou com custo. Segundo a Fundação Software Livre (Free Software Fundation), esta licença deve garantir ao usuário do Software Livre quatro liberdades a saber:
- liberdade de executar o programa, para qualquer propósito;
- liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades;
- liberdade de redistribuir cópias, permitindo a ajuda ao próximo;
- liberdade de aperfeiçoar o programa e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie.
A partir dessas quatro liberdades, pode-se perceber que o Software Livre está associado a um movimento onde a idéia de liberdade do uso do software é pregada como solução do problema gerado pela limitação do conhecimento tecnológico imposta pelos sistemas proprietários. Ou seja, está associado a um movimento de inclusão digital.
Software de código aberto: software onde o código fonte é visível publicamente e, assim, o usuário pode alterá-lo para atender as suas necessidades.
Software gratuito: são sistemas disponibilizados de forma gratuita, porém, normalmente, não podem ser modificados e não se tem acesso ao código fonte. É possível, também, que a licença impeça a redistribuição do mesmo. Também é conhecido como Freeware.
Software semilivre: software que não é livre, mas que permite a utilização, a cópia, a modificação e a distribuição (incluindo a distribuição de versões modificadas) para fins não lucrativos. Exemplos de softwares semilivres são as primeiras versões do Internet Explorer da Microsoft.
Software proprietário: software que normalmente é protegido por algum tipo de patente. Seu uso, redistribuição ou modificação é proibido, ou requer permissão do proprietário. Como exemplos podemos citar: Microsoft Windows, RealPlayer etc.
Software comercial: software desenvolvido por uma empresa visando obter alguma forma de lucro. Apesar de softwares comerciais e proprietários estarem muitas vezes associados, eles pertencem a categorias diferentes. Existem softwares livres que são comerciais, assim como existe software de código aberto que também é comercial.
Referências Bibliográficas
PORTAL – O QUE É SOFTWARE LIVRE?. Disponível em: <http://www.softwarelivre.gov.br/SwLivre/>. Acesso em: 04 abr. 2008.
UCHOA, Helton Nogueira, FERREIRA, Paulo Roberto. Geoprocessamento com software livre. Disponível em: <http://www.igc.usp.br/pessoais/guano/downloads/geoprocessamento_software_livre_uchoa-roberto-v1.0.pdf>. Acesso em: 04 abr. 2008.